Sagrados
O Natal e a Árvore da Vida

de Manuel Cavaco Nunes

em 05 Dez 2019

(...anterior) Por milhares de anos, a Árvore tem sido uma fonte de inspiração para artistas e pensadores, o seu apelo intelectual não sendo apenas um dos caprichos da história. Ainda existem muitos que pensam seriamente estar contido na Árvore uma série de ensinamentos que podem levar ao esclarecimento e à vida Eterna.
Os círculos representam as 10 Sephiras - emanações da Divindade, poderes Divinos ou qualidades através dos quais a natureza transcendente do Divino é transmitida para o mundo físico.

OS SEPHIROTH SÃO 10 CAMINHOS
"Os 22 Caminhos entre os Sephiroth definem os tipos de Energias que as ligam, unificam e têm a ver com as relações entre os Três Adam do Adam (Adão).
Mostramos a Árvore da Vida da Liturgia das Sinagogas e do Menorah (candelabro judeu com sete velas). Cada Caminho entre dois Sephiroth são uma força, que convém conhecer. Há analogia entre a Árvore da Vida e a Anatomia e o Duplo-Etérico humano.
O nome Sephira (esfera) no singular e Sephiroth no plural significa palavra, número. «Deus» é um Matemático e os Poderes seguem uma rigorosa ordenação: o precedente é o resultado do anterior e induz o nascimento do Poder seguinte. As ligações entre Sephiroth chamam-se Caminhos; são numerados.

A Simbologia dos Caminhos na Mente é elucidativa sobre as transformações a alcançar. Cada Sephira representa um Poder. Daath não deve ser considerada Sephira. Chamam-na palácio da Vontade por ser a Morada Espiritual do Rei do Mundo, do Pai-do-Céu". H.A.C.

Sinopse: A Árvore da Vida representa esotericamente o Homem Arquetípico, Primordial, Adam Kadmon (Adão Celestial). As primeiras três Coroas manifestadas são os Três Aspectos do Logos, enquanto as restantes sete representam Sete Qualidades, 7 Leis, Sete Corpos do homem, começando pelo princípio Átmico e terminado no Corpo Físico Denso, etc.
A esfera mencionada no texto de Omraam é Yesod - a 9ª Sephira da Árvore da vida: Fundamento, Justo, Deus Vivo todo-poderoso, Testemunho divino, Firmamento. Corpo Físico Denso, 7ª Lei da Transformação-Evolução, 7º Raio. A Yesod corresponde o Ser maravilhoso, o Arcanjo Gabriel, Mensageiro de Deus, Ser forte em Deus. Chacra do Mundo - Lua.
Yesod se situa entre Netzach e Hod. É o Fundamento. Yesod representa o Corpo Físico Denso. É compilação das oito emanações acima.

O Elemento da Natureza ÁGUA: representa as energias dos sentimentos, das emoções, do inconsciente e os elementais Ondinas, Sereias e Ninfas. É o Símbolo da vida e da purificação. "A Água da Vida" de que Cristo falava. O representante da Água é o Arcanjo GABRIEL - O Mensageiro de Deus.

O HOMEM E A ÁRVORE
Simbolicamente, o ser humano representa uma árvore, com: raízes - tronco - ramos - folhas - flores - frutos. Vejamos a correspondência que se pode estabelecer entre a árvore e os nossos diferentes corpos subtis.
Se é evidente que todos os seres possuem raízes, tronco e ramos, na sua maioria são árvores sem frutos, sem flores e até sem folhas.
É claro que cada ser pode fazer com que em si desabrochem flores; só que para isso tem de trabalhar, tem de possuir uma grande sabedoria e sacrificar muito tempo para que essas flores possam abrir, exalar os seus perfumes e formar os seus frutos. Os frutos são obra das diferentes virtudes. Aquele que procura a sabedoria, o amor e a verdade, vive nas folhas, nas flores e nos frutos - os três corpos superiores.

As RAÍZES são o ponto de partida enquanto os frutos são o ponto de chegada. Quando os frutos estão maduros, o trabalho das raízes é interrompido. Os frutos, com os seus caroços ou sementes, são as futuras raízes de outra árvore: é neles que o caule começa a crescer.
Quanto mais o tronco e os ramos se elevarem para o céu, mais as raízes penetram profundamente na terra. Portanto, devemo-nos preocupar em produzir lindas flores que virão a dar suculentos frutos... mas, atenção, sem regar as raizes dificilmente o conseguiremos! Então vamos trabalhar como o faz a natureza - afincadamente!!!