Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 4
O Natal e a Árvore da Vida

de Manuel Cavaco Nunes

em 05 Dez 2019

  (...anterior) Fragmentos - Omraam Mikhael Aivanhov "O Trabalho Alquímico ou a busca da perfeição"

Verifica-se uma correspondência entre os Sete Corpos do ser humano, a saber: O Corpo Átmico - Acções Superiores corresponde ao Corpo Físico - Acções. O Corpo Búdico - Sentimentos Superiores corresponde ao Corpo Astral - Sentimentos. O Corpo Causal - Pensamentos Superiores relaciona-se com o Corpo Mental - Pensamentos. O Corpo 1 corresponde ao Corpo 7, o 2 ao 6 e o 5 ao 4. "Acima como abaixo e abaixo como acima" Hermes Trismegisto.

A ÁRVORE DE NATAL
Numerosas tradições filosóficas e místicas fizeram da árvore um símbolo do Universo. Todas as criaturas têm uma função algures nessa árvore, nas raízes, no tronco, nos ramos na casca ou nas folhas, nas flores, nos frutos. Todas as existências, todas as actividades, todas as religiões encontram o seu lugar na Árvore da Vida. Nas várias épocas do ano, as folhas, as flores e os frutos caem da árvore; eles decompõem-se e tornam-se húmus que, pouco a pouco, é absorvido pelas raízes. O mesmo acontece com os seres. Quando um homem morre é de novo absorvido pela Árvore Cósmica, mas em breve aparece sob uma outra forma: ramo, flores, folha, fruto… Nada se perde, os seres desaparecem e reaparecem continuamente na Árvore Cósmica.

A Vida obedece à Lei de Lavoisier: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma (termo Hermético, agora substituído por evoluir).

O NATAL DOS ANJOS (§)
Anjos e Arcanjos Celestiais ficam em níveis de evolução superior ao do homem e têm a missão de serem agentes activos na natureza, controlando e equilibrando o processo evolutivo. Agem como canais e instrumentos de energia de Deus em toda a criação, trabalhando na natureza e no coração de toda a humanidade. Nas semanas que antecedem a noite de Natal, a Hierarquia Celestial, é a responsável por essa atmosfera de Boa Vontade.
A Terra vibra com as maravilhosas forças derramadas por Eles. E Toda a humanidade acaba participando dessa preparação. Os Anjos aproveitam essa aspiração em que o mundo vibra numa tónica mais elevada, fazendo descer as vibrações dos mundos angélicos. Essas bênçãos fazem com que as pessoas, mesmo que inconscientemente, executem actos incomuns de fraternidade.” Baseado no livro "O Natal dos Anjos" de Dora Van Gelder Kunz - Editora Teosófica.

A HISTÓRIA DO CRISTO SOLAR
Nasce sempre no solstício do Inverno, depois do dia mais curto do ano, no hemisfério Norte, à meia-noite, 24 de Dezembro, quando o signo de Virgem se eleva acima do horizonte, ele é sempre posto no mundo por uma virgem que conserva sua virgindade após o nascimento da Criança Solar, como a Virgo celeste permanece intacta e pura, quando, nos céus dá nascimento ao Sol. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada das trevas para luz: o “renascimento” do Sol. O verdadeiro simbolismo de Natal oculta transcendentes mistérios sob os seguintes aspectos: o aspecto astrológico, o aspecto histórico, o aspecto mítico e o aspecto místico.

A Criança é fraca e débil vindo ao mundo quando os dias são curtos e as noites mas longas. A sua infância é rodeada de perigos que a ameaçam, pois nesse período o reino das trevas é mais longo do que o Seu. Sobrevive, contudo, a todos os perigos que a ameaçam e o dia se alonga à medida que se aproxima o equinócio da Primaverara, finalmente chega o momento da sua passagem, a Crucificação e Ascensão, cuja data varia cada ano. O Natal e a Páscoa, o segundo nascimento e a ressurreição — são, na realidade, duas maneiras diferentes de apresentar a regeneração do homem e a sua entrada no Mundo Espiritual. O Nascimento da Consciência Crística - O Caminho do Probacionário - MCN

Na tradição Hindu, mais especificamente nos Upanishades, há uma referência bastante poética sobre a luz, o texto sagrado diz:
“Há uma luz que brilha para além de todas as coisas na Terra, para além de nós, para além dos céus, para além do mais alto, do mais alto dos céus. É a luz que brilha nos nossos corações”.

"PAZ NA TERRA, BOA VONTADE ENTRE OS HOMENS".

CONSULTAS:

"O Natal dos Anjos"
Dora Van Gelder Kunz - Editora Teosófica

"A Magia das Árvores"
Carlos Cardoso Aveline

Cristianisno Esotérico ou os Mistérios Menores
Annie Besant (§)

"O Trabalho Alquímico ou a busca da perfeição"
Omraam Mikhael Aivanhov

Escritos do Doutor Humberto Costa

O Nascimento da Consciência Crística -
O Caminho do Probacionário - MCN

Consultas e imagens da net.







   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®