Sagrados
Os Esplendores de Tiphéreth

de Omraam Mikhael Aivanhov

em 29 Mai 2016

(...anterior) Ele era conhecido no passado: os Gregos e os Egípcios praticavam-no, assim como os Persas, os Aztecas, os Maias, os Tibetanos… Presentemente, foi abandonado, sobretudo no Ocidente. E como, em sânscrito, “sol” diz-se surya, damos a este yoga (§) o nome de Surya-yoga. É o meu yoga preferido, pois reúne e resume todos os outros. Sim, por que não havemos de reunir todos num só.

O discípulo da Fraternidade Branca Universal não pode ser tacanho, limitado, pois representa o homem da nova vida, que deve desenvolver-se em todos os domínios. Ele deve agir com um desinteresse absoluto: eis o Karma-yoga. Deve procurar Deus, amá-l’O e adorá-l’O: eis o Bhakti-yoga. Deve meditar, concentrar-se para conseguir dominar-se, governar o povo que as suas células constituem: eis o Radja-yoga. Quando fica sentado em meditação sobre o Rochedo, ou faz os nossos exercícios de ginástica de manhã, ou a paneurritmia, isso é, se quisermos, Hatha-yoga!... Ele projecta luz e cores, envolvendo-se numa aura luminosa: eis o Kriya-yoga. Ele concentra-se no fogo e dá-lhe a possibilidade de queimar todas as impurezas que em si existem: é o Agni-yoga. Ele procura continuamente controlar o que diz, para não pronunciar palavras que separem os seres, que introduzam neles a dúvida ou o desânimo; pelo contrário, esforça-se por se tornar um criador da nova vida: eis o Chabda-yoga.

Por fim, o discípulo concentra-se no Sol, ama-o e procura-o, considerando-o como uma porta que se abre para o Céu, como a manifestação do Cristo, o representante de Deus: é o Surya-yoga. O discípulo que o pratica não rejeita nenhum dos outros yogas, pelo contrário, torna-se um ser completo, vive na plenitude. Eu aponto-vos o novo ideal, o novo modelo de humanidade que se cria na Fraternidade Branca Universal: seres cujo ideal é desenvolver todas as qualidades e virtudes. Porque no Surya-yoga estão compreendidos a adoração, a sabedoria, o poder, a pureza, a actividade, a dedicação, a luz, assim como o fogo sagrado do amor divino. Por isso, nos próximos dias eu procurarei explicar-vos o que é este yoga do Sol, para que saibais que benefícios recebeis ao vir todas as manhãs assistir ao nascer do Sol.

Com os outros yogas, desenvolveis apenas uma parte de vós próprios, ao passo que com o Surya-yoga pondes em movimento todos os vossos centros, porque vos ligais ao poder que tudo dirige e que anima todos os planetas do nosso universo – o Sol – e, desse modo, tereis obrigatoriamente resultados. Por isso, posso dizer-vos que todos estes yogas, que no passado eram considerados magníficos, e que ainda o são, cederão lugar ao Surya-yoga, que os ultrapassa a todos, porque, por intermédio do Sol, trabalhamos com o próprio Deus. Certos seres que o experimentaram foram bem- -sucedidos, e vós não podeis imaginar aquilo que eles ganharam, em que luz, em que limpidez, em que deslumbramento eles vivem!

Dir-vos-ei até que aquilo que ninguém me pôde ensinar foi o Sol que mo revelou, pois nenhum livro pode dar-vos aquilo que o Sol vos dará se aprenderdes a relacionar-vos correctamente com ele. É muito fácil de compreender, e eu vou dar-vos um exemplo muito simples. Imaginai que estais a ler um livro, o melhor dos livros – a Bíblia, ou os Vedas, ou o Zend-Avesta – mas, como é Inverno e não tendes aquecimento, começais a sentir frio e precisais de vos meter na cama. Sim, nem o melhor livro poderá aquecer--vos! Imaginai também que anoitece: a luz diminui e em breve já não conseguireis ler; também nesse caso o melhor livro não pode iluminar-vos! E, se ficardes com anemia por terdes lido ou trabalhado em excesso, o livro não poderá devolver-vos a vitalidade.

Mas o Sol dá-vos o calor, a luz e a vida; por conseguinte, ele é o livro mais vantajoso.
Ainda ninguém se deu conta da importância do Sol. É certo que a ciência se ocupa dele, mas para o utilizar, para o engarrafar, para o vender. As pessoas vêem sempre apenas o aspecto material, financeiro. Quanto ao aspecto espiritual, elas estão longe, tão longe!...