Sistemas Religiosos e Filosóficos
A Essência do Vedanta4

de Tandavaraya Swami

em 23 Ago 2017

(...anterior) Mesmo aquele que pratica samādhi, não se pode dizer que está estabelecido no Ser.

34 – Discípulo: Mestre supremo. Como é que alguns dos que estão estabelecidos no Ser, e não têm nada mais que fazer, praticam meditações para dominar a mente?
Mestre: Ainda que se diga que os sábios libertados em vida parecem activos de muitas maneiras em função do seu prārabdha.

35 – Bem meu filho, escuta o seguinte. As actividades de um sábio somente servem para a evolução do mundo. Não têm o propósito de perder nem ganhar nada. O Todo-Poderoso, que é o único que é o depositário da graça do mundo, não está afectado por o mérito ou o demérito da criação, etc.

36 – Discípulo: Mestre tu que és sem forma (a nível transcendental), actuas como Īsvara (a nível cósmico) e tens a aparência de forma humana (aqui)! Falas como se um jñāni e Īsvara sejam o mesmo. Como pode ser isso?
Mestre: Sim. Isvara e o jñāni são o mesmo porque estão libertos do “eu” e do “meu”. O jñāni em si mesmo Īsvara, a totalidade dos jīvas e também do cosmos.

37 – Discípulo: Senhor, se como dizes o jñāni são todos os jīvas a um tempo quando está libertado, como podem os demais seguir atados? Se os jīvas são diversos, o jñāni não pode ser todos eles. Mestre, tu que tudo sabes! Por favor, esclarece-me esta pergunta em pormenor.

38 e 39 – Mestre: O Ser que se manifesta como o “eu-eu” em tudo, é perfeito e indivisível. Porém, os jīvas são tão diversos, como existem limitações criadas pelo ego. Olha como a lua que deleita o mundo é uma, contudo suas imagens reflectidas são tão numerosas como existem tanques charcos, depósitos, cisternas e vasos de água. Quando se destrói um destes objectos, já não se reflecte a imagem da lua, mas fica integrado de novo no elemento original, a saber, a lua. Não pode ser de outro modo com as outras imagens reflectidas. Da mesma maneira, o jīva cujas limitações ficam destruídas se recolhe á sua fonte, o Ser, e os outros não.

40 – Discípulo: Como pode ser um jñāni o mesmo que Īsvara, que é Brahma, Vishnu e Shiva, os Senhores da criação e destruição do universo? Podem adivinhar os pensamentos dos outros, conhecer o passado, o presente e o futuro e são imanentes em tudo. Mestre de imensas austeridades! Não encontro nem sequer um rasto destas qualidades num jñāni.

41 – Mestre: A água dum depósito e uma luz potente ajudam a todo um povo, contudo uma jarra de água e uma lamparina acesa na mesa são uteis somente para um círculo familiar ou lugar. Meu filho, companheiro dos sábios! Īsvara e o jñāni não diferem em seu jñāna(1). Sem dúvida, associado com as limitações de Māyā, classifica-se de superior ou inferior.
(1) (A sabedoria, a realização da asserção “Eu sou Brahman).
Traduzido para o inglês por Sri Ramanananda Saraswathi