Nutrição
Ser saudável

de Miguel Ledro Henriques

em 03 Ago 2021

(...anterior) Procura saber o que são a água alcalina e água estruturada;

A alimentação deve ser inteligente, por isso deve ser baseada nos factos conhecidos e não deve tornar-se uma obsessão. Dentro dos alimentos supracitados devemos e podemos consumir aquilo que a experiência nos diz que é melhor para nós, e que estiver disponível sem pensar demasiado sobre isso, a não ser em casos especificados pelo médico. Mudar dos nossos hábitos condicionados pelo vício pode ser difícil a princípio, mas uma vez que a nossa casa esteja dotada dos ingredientes supracitados e que já tenhamos alguma prática, torna-se extraordinariamente simples comer bem.

A lista que se segue foi elaborada pelo Dr. Sebi, um bioquímico genial que ajudou a curar inúmeros casos de doenças que a medicina convencional considera incuráveis, e contém os alimentos mais seguros e medicinais do mundo ocidental neste momento, aquilo a que se chama alimentos de elevada frequência energética (mantêm a sua pureza e integridade originais, nunca foram hibridizados ou modificados):

✔ Grãos alcalinos: amaranto, kamut, quinoa, espelta, centeio;
✔ Vegetais: pimentos, abacate, verdes do amaranto, verdes do dente-de-leão, grão-de-bico, pepino, couve, alface (excepto iceberg), cogumelos (excepto shitake), azeitonas, cebolas, alhos, beldroegas, algas, abóbora, tomate (chucha e cherry), nabos, courgete, agrião, aloe vera, okra;
✔ Fruta: maçãs, bananas, bagas (excepto mirtilo vermelho), meloa, cerejas, groselha, tâmaras, figos, uvas, limas, manga, melão, laranja, papaia, pêssego, pêra, ameixa, ameixa seca, passas, tamarindo;
✔ Frutos secos e sementes: cânhamo, castanhas-do-brasil, pinhões, sésamo, nozes, linhaça;
✔ Óleos (sempre crus!): Azeite, coco, semente de uva, sésamo, linhaça, cânhamo, abacate;
✔ Especiarias: colorau, manjericão, louro, coentros, pimenta cayenne, endro, salvia, oregãos, salsa, algas em pó, satureja, alho em pó, sal marinho, tomilho, estragão, cravinho;
✔ Açucares: agave 100%, mel biológico não refinado;
✔ Infusões: estrela (§)-de-anis, camomila, gengibre, cravinho, erva-príncipe, funcho, raiz-de-bardana (Burdock root), bodelha (Fucus vesiculosos), dente-de-leão, elderberry (Sambucus nigra), salsaparrilha (Smillax ornata), chaparral (Larrea tridentata), salvia, urtiga (Urtica dioica), trevo vermelho (Trifolium pratense)

Há centenas de estudos científicos que demonstram inequivocamente que uma alimentação baseada nos produtos de origem vegetal é não só a melhor e mais infalível estratégia de prevenção da doenças mais prevalentes nos dias de hoje, como trata a hipertensão, as placas ateroscleróticas (placas que se formam nas artérias e que são as principais responsáveis por enfartes e AVC´s) a diabetes, o colesterol alto e outros problemas, por vezes até em dias ou semanas!
Da mesma forma, há centenas de estudos científicos a demonstrar inequivocamente uma associação íntima entre os produtos de origem animal, a comida processada e os açúcares adicionados e quase todas as doenças que assolam a população nos dias de hoje!

Refeições:

✗ A nossa digestão funciona no seu melhor por volta do meio dia, pelo que ao pequeno almoço e ao jantar as refeições devem ser mais leves, e a principal refeição e mais rica em proteína deve ser consumida à hora de almoço;

✗ Alimentação variada, e não se deve juntar muita gordura e proteína na mesma refeição!!!

✗ Pelo menos 1/3 da comida diária deve ser crua, mas quanto mais melhor (cozinhar destrói os nutrientes e enzimas). Ao contrário da crença popular, muitos dos alimentos vegetais são melhor digeridos crus, porque no estômago as enzimas das plantas libertam-se das suas células e ajudam na digestão por um processo denominado auto-lise.