Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
As aflições

de Maria

em 25 Out 2010

As aflições (kleśas) são os grandes obstáculos ao evoluir espiritual e à própria vida, podendo, a realização espiritual ser a cura para a depressão. Alimente-se a Alma e toda a frustração será destruída.

Sūtra 23. Sādhana-Pāda
O Eu é obscurecido pelo mundo, para que a realidade de ambos possa ser descoberta, porque é o Puruṣa envolvido em Prakṛtī que confunde e obscurece a realidade.

Devia ser criada nas escolas uma disciplina para ensinar a auto-confiança em cada criança, e quando surgem contrariedades como deve reagir positivamente à vida através da compreensão, bem como desenvolver a auto-realização quer ao nível humano quer espiritual. Infelizmente, os quereres não satisfeitos pelas crianças mimadas, ambiciosas ou manipuladoras são a base da frustração para o resto da vida. Começa na infância e já na adolescência, se não for bem amparada na sua expressão pessoal, cria rumos mentais desviantes e enganadores, que leva cada vez mais à frustração e a traumas difíceis de curar.

Naturalmente que, quem se deixa “embalar” na frustração e está a passos largos de tornar a mente doentia, não ouve de ninguém este tipo de alerta que estou aqui a tentar dar, porque já entrou numa fase de total vitimização, esperando que algo milagroso venha em sua ajuda, numa rejeição à sua própria capacidade para o fazer.
Só restam então, os fármacos.

Sūtra 35. Sādhana-Pāda
Tal é o desenvolvimento dos pensamentos contrários. Todavia, quando estamos estabelecidos na não-violência, todos os seres à nossa volta cessam de sentir hostilidades.

Só uma educação psíquica e espiritual evitará chegar a fins desastrosos da própria sobrevivência. A depressão também deriva da falta de motivação superior - um ideal sublime. O cérebro acaba por tornar-se “sonolento”, apático, em relação aos objectivos de vida, bloqueando determinadas “áreas” que levariam à realização pessoal, pelo que entra em melancolia pela falta de alimento da Alma. Também o apego ao passado denuncia a inexistência de objectivos e de ideais elevados ou de altruísmo.

A exclusão de memórias, aquelas que não “prestam” (aflições a ultrapassar), darão lugar a espaços de aprendizagem e de conhecimento necessários ao avanço da mente no ganho irreversível da compreensão e da auto-realização espiritual. A própria experiência da vida em si mesma é que é o mais importante recolher, quando implicada na desilusão do querer. Somos educados sob determinados padrões religiosos e culturais e depois elaboramos os nossos próprios conceitos, que ao serem desfeitos pela realidade da vida desvendam desilusões, e são estas que criam frustrações.

Contudo, quando há consciência de que a vida exige uma evolução humana e espiritual, ou auto-realização para o melhoramento individual, desenvolve-se a sabedoria que é um estado de compreensão e de aceitação de si mesmo. A sabedoria passa também pela economia de tempo e de energias, como por exemplo, não se fixando nos traumas. A sabedoria passa por uma certeza, um saber, uma confiança e um empenho na direcção a tomar, seja em pensamentos ou em acções, desde que o faça em benefício de si e dos outros: a sabedoria é o desenvolvimento da inteligência e da compreensão. É a capacidade de “ver” mais além, uma visão de longo alcance, onde surgem horizontes ilimitados e, sobretudo, uma atitude nobre da própria sobrevivência. A resolução dos problemas pode surgir espontaneamente sem esforço

Na maioria das pessoas, a depressão resulta inicialmente de certa tristeza por algo que falta e que se torna difícil definir. Esse algo é o alimento espiritual e se chegou o tempo certo ou o chamado para a necessária ligação vertical e há recusa em o fazer, sobressai uma ansiedade que aflige o coração, afecta a respiração e provoca um mal-estar generalizado. Para resolver a crise da Consciência deve-se procurar meios espirituais.