Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Acção Desperta

de Eckhart Tolle

em 19 Jul 2011

O entusiasmo significa que há uma profunda satisfação naquilo que fazemos, acrescentando a isto o elemento de um objectivo ou sonho que nos esforçamos por alcançar. Quando acrescentamos um objectivo à satisfação que sentimos no que fazemos, o campo energético ou frequência vibratória muda. É adicionado à satisfação um certo elemento que poderíamos designar por tensão estrutural, o que transforma a satisfação em entusiasmo. No auge da actividade criativa alimentada pelo entusiasmo, verificar-se-á uma enorme intensidade e energia subjacente ao que fazemos. Sentir-nos-emos como uma seta disparada em direcção ao alvo – e o caminho percorrido traz-nos satisfação.

(…) Ao contrário do stress, o entusiasmo tem uma frequência energética elevada e, portanto, é uníssono com o poder criativo do Universo. É por esta razão que Ralph Waldo Emerson disse: «Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso.» A palavra «entusiasmo» vem do grego antigo en e theos, que significa «em Deus». E a palavra da mesma família, enthousiazein, significa «estar possuído por um deus». Com entusiasmo, irá aperceber-se de que não tem de fazer nada sozinho. Na verdade, não há nada de importante que você possa fazer sozinho. O entusiasmo constante traz à existência uma onda de energia criativa e a única coisa que você tem de fazer é «cavalgar a onda».
(…) Através do entusiasmo, você entra em sintonia total com o princípio exterior e criador do Universo, mas sem se identificar com as suas criações, ou seja, sem apego. Quando não existe identificação, não existe apego – uma das maiores fontes de sofrimento.

(…) Resumindo: a sua satisfação naquilo que faz, juntamente com um objectivo ou sonho que você se esforce por concretizar, transforma-se em entusiasmo. Apesar de ter um objectivo, o que você está a fazer no momento presente tem de permanecer no centro das suas atenções; de outra forma, deixará de estar em sintonia com o propósito universal. Certifique-se de que o seu objectivo ou sonho não é um prolongamento de si próprio e, por isso, uma forma oculta do ego, como a necessidade de se tornar uma estrela de cinema, um escritor famoso ou um empresário abastado.

Assegure-se igualmente de que o seu objectivo não se centra em ter isto ou aquilo, como uma mansão perto do mar, a sua própria empresa ou dez milhões de dólares no banco. Um prolongamento de si próprio ou um sonho de ter isto ou aquilo são objectivos estáticos e, por conseguinte, não lhe conferem poder. Certifique-se de que os seus objectivos são dinâmicos, ou seja, que apontam para uma actividade da qual você se ocupa e através da qual se liga a outros seres humanos, bem como ao todo. Em vez de se imaginar um actor famoso, escritor, e assim por diante, imagine-se a inspirar inúmeras pessoas com o seu trabalho e a enriquecer as suas vidas. Sinta o modo como essa actividade enriquece e dá profundidade à sua vida, bem como à de inúmeras pessoas. Sinta que é uma abertura através da qual a energia flui da Fonte não-manifesta de toda a vida, através de si, em proveito de todos.

Tudo isto pressupõe que o nosso objectivo ou sonho já seja uma realidade dentro de nós, ao nível da mente e do sentimento. O entusiasmo é o poder que transfere o plano mental para a dimensão física. É o uso criativo da mente, por isso não há qualquer carência envolvida. Podemos manifestar o que desejamos através do esforço do stress, mas não é assim que as coisas se passam no novo mundo. Jesus deu-nos a chave para o uso criativo da mente e para a manifestação consciente da forma ao dizer: «Tudo quando pedirdes, orando, crede que o recebereis e o obtereis.»”.

Excerto do último capítulo do livro “Um Novo Mundo: Despertar para a Essência da Vida”, do Eckhart Tolle.