Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Mosteiro em Portugal

de Maria Ferreira da Silva

em 08 Jul 2012

Finalmente chegou o momento de anunciar o estabelecimento do Mosteiro no seu espaço físico em Portugal. Com imensa alegria comunicamos que este ideal transportado ao longo de anos como um sonho, se tornou realidade. Nos últimos dois anos e já como projecto desenvolveu-se um trabalho compenetrado e constante, graças à colaboração e carinhos de todos aqueles que com ele se identificaram.

Em primeiro lugar cabe agradecer a Ajahn Sumedho pelo aval e bênção que dispensou ao projecto e sobre todos nós, confiando na nossa demanda para que um dia, o Sangha pudesse exercer a sua actividade monástica em Portugal. Também a Ajahn Vajiro a quem Ajahn Sumedho designou para nos acompanhar neste tarefa, expressamos a nossa gratidão pela dedicação com que nos orientou, e aceitou o nosso convite para liderar o Sangha por terra lusa.
Fazem ainda parte do Sangha o monge inglês, Ven. Subadho, que já participou num retiro com Ajahn Sumedho na Arrábida, e o monge português Ven. Kancano.
Um agradecimento especial vai também para a Embaixada da Tailândia através da qual recebemos desde o inicio deste projecto, incentivo e apoio a muitos níveis, e ainda trouxeram a devoção e o carinho da comunidade tailandesa. Alentaram-nos.
Foi a partir de 2006 que desencadeamos movimentos culturais e espirituais, tais como conferências e retiros de meditação, ao trazer primeira vez a Portugal Ajahn Sumedho, em que tivemos a colaboração oportuna de várias instituições, entre elas a Fundação Oriente e a União Budista Portuguesa.
Nova tarefa se nos apresenta agora, em manter e acompanhar o Sangha e para o qual apelamos à colaboração de todos. A partir de 18 de Julho, momento em que os monges passam a residir no nosso país, podem oferecer directamente os seus préstimos fomentando uma inter-acção que fortalecerá e enraizará o Budismo Theravada da Floresta em Portugal.
O Mosteiro fica na Rua Dom Cristóvão da Gama, 22, em Belém – Lisboa.
Telef.: 21 8267967
A todos a nossa gratidão