Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Faça-se Luz

de Maria

em 03 Ago 2015

É interessante compreender que a Luz que está em toda a parte, designadamente aqui na Terra, se deve a uma estrela! O “Fiat Lux” ou a célebre frase: “Faça-se Luz”, corresponde naturalmente ao início do nosso Sistema Solar, pois a Terra sem a luz do Sol, não teria produzido vida (esta onde nos encontramos e conhecemos) nem claridade, já que ela não tem luz própria. Esta ordem, “Faça-se Luz” tem sido ao longo dos tempos interpretada num sentido transcendente, como um mistério divino, contudo, insondável: mas não é bem assim.

A matéria e o Espírito caminham juntos, nem era possível ao Espírito, a Mónada, sem o veículo material mover-se na Manifestação. E mesmo que consigamos descodificar este “Fiat Lux”, não destruiremos a beleza e a harmonia da Criação, nem diminuiremos o valor da indagação sobre o Espírito no homem ou sobre Quem deu essa ordem para o começo da Criação, que continuará no seu aspecto divino a sustentar a ligação com a Humanidade.

Hoje, o pensamento humano consegue penetrar em horizontes mais longínquos perfurando as incógnitas da existência; não que se torne materialista ou queira tornar as transcendências sagradas em profanas, mas porque a Inteligência – Consciência, estando hoje mais desenvolvida, sonda os mistérios, numa abordagem mais ousada e penetrante. A evolução de consciência é no sentido de se integrar cada vez mais na Fonte, de forma inteligente, e numa abertura de coração e mente conhecer, “Aquele que do alto dos Céus”, (como diz o Hino 129, do Rig Veda) observa o drama cósmico do qual participamos. É esse o fim, e os passos, da Iluminação – a perfeição interior que purificando a mente nos leva ao conhecimento tanto d´Ele como o que Ele criou.

E aqui vemos tanto a necessidade de explorar através do conhecimento científico a manifestação cósmica, como de a completar com a realização espiritual, a qual resulta obviamente de uma preparação interna de auto conhecimento. A evolução da Consciência Colectiva da Humanidade, faz-se pelos avanços dos seres da vanguarda. Como já escrevi em alguns artigos e livros, a ciência e a espiritualidade avançam juntas, não em paralelo mas numa unidade, pois são os homens que fazem evoluir a ciência e ela depende da evolução espiritual deles que resulta um avanço de inteligência, e vice versa. Na realidade foram e são tantos os místicos a contribuírem para o avanço da Ciência…

O caminho da evolução humana tem sido aberto por muitos místicos e religiosos, não só na astronomia, como na medicina e até nas artes, que por sua evolução espiritual desvendaram mistérios, hoje absolutamente integrados e compreendidos na vida quotidiana dos seres.