Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
pág. 2 de 2
Esforço de vontade

de Maria

em 30 Dez 2015

   É preciso que demos conta dos defeitos ou males internos para dar valor e fazer sobressair as qualidades que cada ser humano tem intrínseca e potencialmente. Desta forma, o progresso humano e espiritual na conquista da felicidade (bem-estar) é feito pelo esforço próprio no cadinho do seu interior e só neste ganho de qualidade é que está o mérito que impulsiona a evolução espiritual, contribuindo, então, para o alargamento cada vez maior de Consciência, pois só esta é verdadeiramente o Ser. Esforço de vontade quer dizer, perseverança, disciplina e superação.

Devido a esta ideia de que os fármacos podem mudar comportamentos e tornar as pessoas mais felizes, a ciência diz que fica em causa o livre arbítrio, como se o uso de estimulantes resolvesse os problemas de consciência do ser humano. No fundo a ciência quer ser a religião do século, chamando a si, toda a condução humana, deturpando-se infelizmente o verdadeiro sentido humano do aperfeiçoamento pelo esforço de vontade e determinação em ser melhor. Obviamente, que se as pessoas dependerem dos fármacos, pouca lucidez lhes resta para usarem o seu livre arbítrio.

Desta forma, controlar as nossas emoções deixa maior margem para o livre arbítrio e não o contrário, pois fazemos muita coisa de forma inconsciente, pelo poder da espontaneidade e do imprevisível, porque de facto, somos pouco conscientes. Eis a razão, por que não conhecendo o karma, achamos que os acontecimentos inesperados ficam fora do nosso alcance, considerados até por vezes injustos, quando não gostamos deles, mas isto é apenas ignorância.

Com a esperança num mundo mais sábio deixo os meus votos para o próximo Ano; que seja de grande evolução espiritual para todos, com os normais esforços de boa vontade no caminho do aperfeiçoamento. Que os nossos cérebros se enriqueçam com a produção natural das substâncias necessárias, pois ao desbloquear os nós energéticos no cérebro também desanuvia os do coração, deixando fluir o amor naturalmente. Quando o cérebro e coração funcionam em uníssono, a felicidade emerge espontaneamente.
Bom Ano 2016
     
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®