Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Simbologia da Quaresma e da Páscoa

de Lubélia Travassos

em 26 Mar 2020

Por conseguinte, se mantivermos, entretanto, o nosso Ego em vigília ser-nos-á possível transmutá-lo em Luz e Amor. Seria, aliás, muito positivo se conseguíssemos sintonizar o nosso pensamento com o que sentimos para podermos regular as nossas acções dentro da esfera da nossa própria verdade. Deveríamos igualmente livrar-nos, neste período, de pensamentos destrutivos e envolvermo-nos em amor e harmonia, para que possamos irradiá-los à nossa volta, pois, como magnetos que somos, temos o poder de atrair estas boas energias também para nós próprios.

O dogma da revelação cristã, da redenção operada por Jesus Cristo pela Cruz, explica que o Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade Divina, assume a natureza humana, para poder reparar todos os males do mundo. Deus precisava de uma reparação infinita que só Ele poderia dar, pelo que o homem deveria pagá-la, tendo o Verbo de Deus assumido em Cristo a natureza humana. Jesus sacrificou-se até à morte pela cruz, para dar toda a glória possível à infinita majestade de Deus, no reino do mal e da dor proveniente do pecado, tendo sido a glória de Deus o fim ulterior de toda a actividade divina.

O Plano Espiritual sugere-nos que, durante este período quaresmal, de reflexão, deveríamos orar muito e meditar. Acender velas de cor violeta, que ajudam a transmutar as energias que não estiverem em sintonia com o Poder da Luz de Deus. No Domingo de Páscoa iluminar a casa com velas amarelas, douradas ou brancas, porque estas cores simbolizam o renascimento, a iluminação, a ressurreição da passagem do antigo para um novo ciclo. As orações sugeridas são o Pai-Nosso, e a Grande Invocação, que se segue:

A GRANDE INVOCAÇÃO
Do ponto de Luz da Mente de Deus, que a Luz aflua à mente dos homens, que a Luz desça sobre a Terra.
Do ponto de amor do coração de Deus, que o amor aflua aos corações dos homens, que Cristo volte à Terra.
Do ponto donde a Vontade de Deus é conhecida, que o propósito guie a fraca vontade dos homens, o propósito que os Mestres conhecem e servem.
Do centro a que chamamos raça humana, que se cumpra o Plano de Paz, Luz e Amor, que se encerrem para sempre as portas do mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano Divino na Terra. Amén!

Uma vez que o momento é propício, devido à situação crítica de emergência e isolamento, estendida a todo o mundo, com o agravamento diário do Coronavirus, com ocorrência de muitos casos letais, deveríamos, orar ainda mais, nesta época, e Meditar, visualizando e envolvendo o nosso Planeta Terra, com todos os Países e sua Humanidade, na Luz Branca da Pureza, de Cristo, na Luz Verde da Cura do Arcanjo Rafael, e na Luz Violeta da Transmutação do 7º. Raio, do Mestre Saint Germain, ligada à Síntese de Aquário.
Imaginemos, ainda, a nossa cidade, o nosso País como territórios onde reina a ética, a saúde e a paz, e sentirmo-nos prontos para uma nova Era de fraternidade entre todos os Seres. Vamos conjecturar e visualizar, ainda, todos os Seres humanos e todas as partes do Mundo tirando lições de cada desafio que enfrentam, em que a Sabedoria e a solidariedade permeiam as relações entre todos e em cada Continente.
Deveríamos, portanto, pedir aos Anjos da Cura, aos Anjos do Equilíbrio e aos Anjos Solares para actuarem sobre os doentes infectados com o coronavírus, sobre os seus familiares, sobre os profissionais de saúde, que bem precisam de força, alento e coragem, sobre os governantes, para que sejam iluminados a tomar as medidas necessárias para conter a pandemia, sobre os bombeiros, forças de segurança e protecção, assim como por toda a humanidade sofredora. Deveremos também incluir todos aqueles que estão a trabalhar em prol do nosso sustento, para que todos possamos usufruir de bem-estar e alimentação, e manter um certo equilíbrio na economia mundial.
Seria muito positivo interiorizarmos o significado profundo destes acontecimentos e aprender esta grande lição de Amor que nos está a ser dada, em que se tenta fazer descer os raios luminosos da compreensão espiritual. Devemos reflectir sobre o facto de que é possível transmutar o sofrimento com sabedoria, e reconhecer que o apego à dor não é necessário, assim como admitir que todos os obstáculos surgem como lições.

Resta-me, então, desejar a todos uma Páscoa cheia de Amor de Cristo, Harmonia, Saúde e Luz.

Lubélia Travassos
Ponta Delgada, 24 Março, 2020