Fundação Maitreya

Gayatri (Gāyatri) Mantra

de Spiritus Site

em 28 Jun 2006

Um mantra é uma fórmula sagrada. Palavra ou conjunto de sons que pela sua estrutura tem uma eficácia no domínio da consciência e da forma, e que é utilizado na oração e meditação. Um mantra leva à contemplação se emitido com saber. As palavras têm o seu modo correcto de serem pronunciadas, e quanto mais consciência houver dessa força, mais resultados se obtém dessa repetição. Um Mantra tem o poder quando correctamente pronunciado, de atravessar regiões subtis com tal força, que afasta muitas influências negativas e pode ser usado como meio de purificação. Esta é também uma forma benéfica de obter conhecimento.

Um Mantra é uma forma de oração, de meditação e de concentração, seja entoado em voz alta, murmurado silenciosamente ou repetido mentalmente. Um dos principais é o Gāyatri.

Om, bhūh, bhūvaḥ, svaḥ,
tat savitur varenyam, bhargo
devasya dhimahi, dhiyo yo naḥ pracodayāt.
Om svaḥ

“Meditemos naquela excelente Luz de Deus. Possa ela iluminar as nossas mentes”.

Ṛg Veda III LxII 10

® http://www.fundacaomaitreya.com