Fundação Maitreya
 
Iniciação à Vida

de Elisa Flora

em 18 Dez 2006

  Parabéns a Elisa Flora pela sua demanda no mundo literário com este excelente livro dedicada às crianças. A Editora, Publicações Maitreya é hoje de sua responsabilidade e cabe congratularmo-nos, não só com as várias publicações recentemente editadas, como pela sua inspiração na escrita.
Esta obra aqui apresentada, acaba por nos levar ao mundo das crianças especiais e transmite o alerta para os pais reconhecerem nos seus filhos, sensibilidades que para alguns ainda são transcendentes, fruto de evolução espiritual.


A leveza da linguagem permite até a uma criança compreender esta temática, que engloba uma mensagem profunda de amor e ao mesmo tempo didáctica, moral e espiritual, e será sem dúvida, essa chama do Amor que ficará gravada na memória, neste caso da criança, a quem este livro é dedicado.
Contudo, não é só uma lição de Amor, como de aspiração à bondade, ao conhecimento e de observação atenta à Natureza, à protecção dos animais e a tudo o que nos rodeia, como também apela à tomada de consciência para apreciar aspectos da vida, que afinal estão e sempre estiveram presentes, mas para os quais a maioria das pessoas não tem percepção.
Esta obra completa-se com a ilustração, cuja autora, Cátia Ramos, iluminou o texto, captando maravilhosamente o seu sentido transmitido nas figuras que irradiam beleza, serenidade, leveza e inspiração de extrema sensibilidade. As imagens têm luz e movimento portadoras de contagiante expressão, num conjunto de associações do qual surge esta obra, onde texto e imagem se fundem numa realização bem conseguida. E num encontro de Almas, onde o Verbo, na palavra escrita evocou a Luz e a Criação, na arte modelou a forma: a Luz se fez!

Iniciação à Vida

O João sentou-se e fechou os olhos. A Senhora Professora e os outros meninos ficaram calados, esperando ouvir que tipo de linguagem o João usava para poder falar com as formigas mas, no silêncio do seu coração, o João pedia perdão a todas as formigas que, por ignorância, tinham sido mortas por todos os seres humanos. Falou à rainha das formigas que habitavam naquela zona e explicou-lhe como elas perturbavam o trabalho da escola e prometeu que dali em diante, naquela escola, ninguém mais voltaria a matar formigas. Em troca, elas não entrariam dentro da sala de aula. A rainha das formigas concordou e assim aconteceu.

Depois o João abriu os olhos e agradeceu o silêncio que todos tinham feito, para que lhe fosse possível ter aquela reunião tão importante. A seguir, explicou:
- Tudo o que existe, está em evolução. Não somos apenas nós… São as formigas… é tudo. Tudo, mesmo! E em tudo e todos existe assim, um bocadinho de Deus. É tão bom sentir Deus dentro de nós! Quando ficamos quietinhos a sentir o que Deus diz no nosso coração e que nos permite entrar em contacto com tudo, é uma alegria tão grande!...Qualquer dia falamos outra vez de Dentro de nós, se quiserem… não só de Deus, mas também dos Anjos, dos Mestres…

Os meninos e a Senhora Professora estavam admirados, pois parecia que o João brilhava quando falou aquelas coisas. O sorriso doce, a serenidade, o brilho intenso do seu olhar e a firmeza das suas palavras, impressionaram não só a Senhora Professora como todas as crianças daquela aula, que naquele instante ficaram mudos…

Admirado com tanto silêncio, o João perguntou: Quando começamos a tratar do nosso jardim, Senhora Professora?

- Logo no fim de cada dia de aulas, se vocês concordarem, respondeu, ainda tomada pela surpresa. Assim, quem não quiser participar pode ir-se embora.

- Está bem, disseram quase todos, entusiasmados.

- Ora vamos lá então aprender as coisas da Escola. Foi muito importante tudo quanto estivemos a tratar, mas agora vão sendo horas de começar a aprender as letras e tudo o mais. Sempre que não compreendam alguma coisa, perguntem. Eu não quero que fiquem dúvidas e, se assim fizerem, no fim d ano, vamos ter uma grande festa com todos a passar! Está então combinado?

E de novo um coro de vozes cristalinas se ouviu num “siiiiiiiiiiiiiiiiiiiim” prolongado.

À venda em todas as livrarias.
www.publicacoesmaitreya.pt
   


® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 29/3/2024 às 12:43

© 2004-2024, Todos os direitos reservados