Fundação Maitreya

Apoiar o Mosteiro

de Bhikkhu Appamado

em 02 Ago 2012

Aos que nos têm acompanhado neste projecto do Mosteiro Budista em Portugal, não só na procura de um local para instalar o Sangha (monges), como no suporte tanto financeiro quanto humano, expressamos o nosso melhor agradecimento.

É do conhecimento geral que a instituição do Mosteiro Budista Theravada, registada com o nome Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa, foi fundada por dois monges, Ajahn Vajiro, monge inglês (nos últimos anos residente no Mosteiro Amaravati), e o monge português Ven. Dhammiko, (ordenou-se e residiu também em Amaravati) e cinco leigos: Maria Ferreira da Silva, Helena Gallis, Miguel Guimarães, Gonçalo Pereira e Miguel Novo. Estes membros não usufruem de qualquer remuneração, sendo todos, portanto, voluntários.

Actualmente o Mosteiro está instalado em Belém. Tem como habitantes três monges: Ajahn Vajiro (monge sénior - Inglês), Tan Subaddho (Inglês) e Tan Kancano (Português).
Muitos são os que nos têm perguntado de que forma poderão apoiar o Mosteiro.

Existem várias formas de colaborar. A mais imediata é realmente a oferta de alimentos aos monges. O Buddha criou um sistema que garante que a comunidade monástica nunca se separe da comunidade leiga, estando sempre dependente desta para os seus bens essenciais. Assim, aos monges não é permitido a aquisição de alimentos de outra forma se não através da oferta completamente voluntária. Assim, os monges não podem cultivar alimentos para si e nem guardar comida de um dia para o outro. Actualmente, no Mosteiro em Lisboa, encontra-se disponível um calendário de refeições, para aqueles que quiserem fazer este tipo de oferta.

Outra forma de contribuir é através da ajuda na casa do Mosteiro, sendo possível permanecer alguns dias nesta, de forma a oferecer algum apoio logístico aos monges, podendo assim também usufruir da atmosfera monástica e do silêncio. De momento, sendo esta uma comunidade monástica masculina, esta possibilidade encontra-se somente disponível para indivíduos do sexo masculino, dadas as características da habitação.

Outra forma de contribuir é através de doações monetárias para os bens essenciais e os custos do dia-a-dia do mosteiro. Note-se também que estamos à procura de um espaço que possa oferecer outras condições à comunidade monástica e também a todos aqueles que usufruem deste projecto. Assim este espaço seria no campo uma área onde a construção de outros edifícios e o espaço exterior ofereçam condições para um maior número de pessoas poderem passar períodos no mosteiro, praticar meditação e participar na vida diária da comunidade. Haverá também a possibilidade de criar um espaço para oferecer retiros de meditação. Qualquer ajuda neste sentido é muito bem-vinda.
morada: Mosteiro Budista Theravada
Rua Dom Cristóvão da Gama, nº 22, Santa Maria de Belém – 1400 -116 Lisboa