Fundação Maitreya

Dimensões da Consciência

de Maria

em 25 Nov 2012

Existe uma escala para “medir” a força da Consciência em cada ser. Sendo a Consciência uma “aliada” da inteligência, a capacidade para uma maior percepção mental, acaba por depender do bom funcionamento do cérebro que aumenta a compreensão a um nível dimensional superior, conferindo a expansão de Consciência. Ter uma consciência alargada ou expandida depende também da força da mente no desenvolvimento da própria evolução espiritual. Desta forma, a dimensão no alargamento de consciência em cada um requer, não só a aprendizagem, o auto-conhecimento e disciplina, como também conhecimento metafísico, religioso e espiritual, que contribuem para o despertar de novas dimensões de viver e, sobretudo, impulsionam à realização interior no sentido da Consciência da Unidade.

De facto, só quem se disciplina e vive pelo espírito sabe como é severa a realidade da liberdade. A responsabilidade que daí advém é por si própria, um dos degraus na escala da dimensão superior. Ver a vida, vivê-la mesmo sob padrões superiores, não permitirá envolvimentos mesquinhos, tais como prender a mente aos problemas do quotidiano, abrigando uma escala dimensional inferior – inferior, quer dizer, mente fechada a novos horizontes do pensar, egoísmo, ódio, raiva e demais obstáculos internos que perturbam a mente condicionando a Consciência.

Quem encontra vontade firme na sua atitude, contribui para a liberdade espiritual e desenvolve um estado de alerta, pela escolha da responsabilidade que é viver em Consciência superior. Um percurso baseado na amplitude espiritual firma-se na confiança, como sendo a melhor armadura para si mesmo contra os pensamentos de dúvida, maledicência, de dispersão ou descontrolo mental. Viver em estados superiores de Consciência permite um constante redimensionar da mente, no sentido elevado, do criativo, do resplandecente, para que esta se aprofunde e transpareça.

A mente elevada ou expandida é como um lago límpido pronto a receber a luz solar reflectindo-a como um espelho.

A consciência projectada no Infinito confere um entendimento mais profundo do finito. Uma Consciência assim expandida é sinal de mente desperta, situando-se numa escala dimensional elevada exponencialmente. Despertar a mente engloba a conquista de si mesmo num percurso suportado pela responsabilidade de ser, pela superação, pelo auto-domínio e realização espiritual, sendo que é isto que contribui verdadeiramente para a expansão de Consciência.

Todos os seres, desde o nascer ao morrer desenvolvem a Consciência pelo poder da corrente da vida, estimulados uns pelos outros,* porém, sem grande consciência de que a evolução está a acontecer. São os acontecimentos da vida que impulsionam o evoluir da Consciência de forma natural e lentamente se aprendem as lições e, muitas vezes, renitentemente, não se aceita o que a vida oferece, num combate ao sofrimento, causado pelas transformações a que estamos sujeitos. A diferença naquele que assumidamente desperta para realizar a sua própria evolução espiritual, tomando cada vez mais consciência de si, está no auto-conhecimento dessa necessidade de realizar a sua vida espiritual, que de forma natural e consciente vai fazer a sua Consciência avançar mais um degrau numa dimensão superior.
* Actualmente, pela rápida comunicação ao nível global, a humanidade beneficia de um grande impulso à Consciência Colectiva.

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 20/4/2024 às 10:53