Fundação Maitreya

Transcendendo limitações kármicas

de Maria

em 15 Nov 2016

Toda a manifestação assenta num conceito cósmico que se desenvolve de forma concreta nos planos da matéria. Aquilo que vincula o abstracto (o conceito) com o concreto (matéria) é o factor inteligência, pelo qual se expande a Consciência. A inteligência – consciência é o princípio que quando aplicado pelo homem (poder mental) pode transcender as suas próprias limitações kármicas.

Não que se possa evitar o destino kármiko, mas pode-se cumpri-lo da melhor forma; umas vezes aceitando as circunstâncias, outras vezes superando os entraves e, ainda outras, enfrentando com coragem a possibilidade que tem ao seu alcance de alterar a sua forma mais condicionante e negativa, por uma atitude superior interna, transmutando-a positivamente.

O karma só terá o seu limite negativo, se for reconhecido como um castigo, contudo nunca o é, pois ele existe para a aprendizagem humana no sentido de repor as energias que facilmente são transviadas da linha de conduta. As situações da vida podem e devem ser encaradas da melhor forma, com uma postura mental inteligente transcendendo e harmonizando espiritualmente as situações. Não é a acomodação a algo estabelecido fatalmente, mas é a vivência consciente da flexibilidade.

A negligência conduz naturalmente à compreensão do karma como fatalidade, justificando a desgraça, vitimizando-se, apanágio de muitos pela preguiça em reagir aos seus próprios males. O karma sem dúvida leva ao aperfeiçoamento, já que o karma implica por si só a correcta acção. O que pode acontecer é não haver ainda a consciência para se compreender que se deve e pode agir correctamente em todos os momentos da vida.

O karma tem a capacidade de ajustar inteligentemente os seres à evolução e constitui uma forma de unir consciências no bem comum. Subjacente a toda a aparente limitação kármica há, contudo, um vasto reino de liberdade.

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 28/3/2024 às 23:48