Fundação Maitreya
  Biodiversidade  20 Jul 2006

Terra à beira de uma grave crise - avisam peritos mundiais
Peritos de 13 países consideram que o planeta Terra está à beira de uma grave crise, num manifesto a favor da biodiversidade que hoje publicam na revista científica Nature.

No documento pedem a criação de um mecanismo de coordenação mundial, que representem as ciências da biodiversidade e elucide as decisões dos dirigentes políticos, a exemplo do que faz o Grupo Intergovernamental sobre Evolução do Clima (GIEC) sobre o aquecimento climático.

"A erosão da biodiversidade é irreversível e representa uma importante ameaça para o desenvolvimento durável e a qualidade de vida das gerações futuras" - sublinham os peritos, entre os quais Robert Watson, antigo director do GIEC e conselheiro científico do Banco Mundial.

Segundo estes peritos, estão ameaçadas de extinção cerca de 12 por cento de todas as espécies de aves, 23 por cento dos mamíferos e 32 por cento dos anfíbios, entre outras.

Acrescentam que, por outro lado, o aquecimento climático poderá causar nos próximos 50 anos um aumento suplementar de 15 a 37 por cento das extinções prematuras das espécies existentes.

Concluem: "Constatamos a ausência actual de um dispositivo análogo ao GIEC, capaz de federar as competências da comunidade científica, que possa fornecer aos poderes públicos, aos decisores, às convenções internacionais, às ONG e a um público mais vasto um esclarecimento científico independente e regular sobre a biodiversidade e os serviços ecossistémicos".

Impresso em 29/4/2024 às 9:04