Fundação Maitreya
  Trio de Neptuno e sua Cintura  02 Ago 2006

Uma equipa de astrónomos europeus descobriu mediante o uso do espectrógrafo de altíssima precisão HARPS, instalado num telescópio de 3,6m do Observatório do ESO em La Silla (Chile), que uma estrela vizinha alberga três planetas de massa similar à de Neptuno. O planeta interior é provavelmente rochoso, dado que o mais exterior e que foi o primeiro a ser conhecido, orbita na mesma zona com uma massa comparável. Este sistema tão particular talvez disponha, além do mais de uma cintura de asteróides.
Michel Mayor, líder do grupo, destacou que só graças a elevada sensibilidade de uma equipa como HARPS foi possível realizar esta descoberta, e que actualmente é o dispositivo mais avançado para a “caça” aos planetas extra solares. Este cientista trabalha no Observatório suíço de Genebra e foi quem detectou do primeiro planeta extra solar de que se tem notícia, 51 Pegasi em 1995.
Durante mais de dois anos, os astrónomos estudaram cuidadosamente HD 69830, uma vizinha e discreta estrela com massa algo menor que a do Sol. Situada a 41 anos-luz de distância da constelação de Puppis, com uma magnitude visual de 5,95, é visível simplesmente a olho nu. As medidas precisas da sua velocidade radial realizadas pelos astrónomos, permitiram-lhes descobrir a presença de três minúsculos companheiros que orbitam em seu redor em 8,67- 32,6 e 197 dias.

Impresso em 29/4/2024 às 9:00