Fundação Maitreya
  Curso "A Caminho do Oriente".  28 Set 2006

Vai realizar-se na Galeria Matos Ferreira o Curso “A CAMINHO DO ORIENTE”, o qual será composto por três módulos: “A ARTE ORIENTAL”, “SOL POENTE, SOL NASCENTE - NÓS E O JAPÂO” e “VIVER NO SÍMBOLO, A ORIENTE”. Trata-se de uma iniciativa da ASSOCIAÇÂO HISTÓRIA DO FUTURO e será ministrado respectivamente pelos Drs. ALEXANDRA PINTO REBELO, ANTÓNIO CARLOS CARVALHO e CYNTHIA GUIMARÃES TAVEIRA. Cada módulo terá a duração de quatro sessões.

Para melhor apreensão da matéria, o Curso “A CAMINHO DO ORIENTE”, terá um número máximo de 20 participantes e decorrerá semanalmente às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30 horas.

O custo do Curso é de € 60,00 (Sessenta euros) / módulo. Tem início na quarta-feira, dia 11 de Outubro e as inscrições fazem-se através do Tlm 96 295 37 22 ou do Email mfgaleria@netcabo.pt, ou simplesmente comparecendo no próprio dia antes da hora marcada, ou seja por volta das 19 horas, do dia 11, na Galeria Matos Ferreira, sita no Bairro Alto, no Nº. 18 da Rua Luz Soriano. (Vide planta de localização na página da WEB: www.galeriamatosferreira.com). As inscrições podem-se fazer também por módulo, separadamente.

I MÓDULO
A ARTE ORIENTAL

Próximo e Médio Oriente
•Os pintores orientalistas do séc. XIX.
•Os coptas. A estilização da imagem.
•O Islão. A mesquita. A decoração de edifícios. A caligrafia. A arte do livro. Os tapetes. O Jardim como imagem do Paraíso.

A Índia e o Tibete
•Índia. A influência ariana. As campanhas de Alexandre. O templo enquanto símbolo cósmico. Arte Budista e Hindu. Ao longo da Rota da Seda.
•Arquitectura islâmica.
•Tibete. Budismo, Tantrismo e Bön.

Extremo Oriente
•China. Principais símbolos arquitectónicos. O Budismo ch'an. A pintura.
•O reino dos Khmer. Angkor.
•Japão. Natureza e Zen. Pintura Zen. Ukio-e, imagens do "mundo flutuante". Hokusai e Hiroshige: influências na arte ocidental.

II MÓDULO
SOL POENTE, SOL NASCENTE - NÓS E O JAPÃO

463 anos depois de termos chegado a Tanegashima, o que é que nós, portugueses, sabemos acerca do Japão? E como é que justificamos este interesse - esta devoção - que os japoneses têm pelas nossas coisas? Por exemplo, que todos os guias japoneses de Lisboa façam referência explícita ao lugar onde nasceu Wenceslau de Moraes...

Numa altura em que se torna cada vez mais clara a importância que os países do Extremo Oriente e da zona do Pacífico vão ter neste século, propomos uma viagem pela memória histórica, pelos vestígios culturais, pelos emblemas e símbolos desta velha relação entre Portugal e o Japão, entre o Sol Poente e o Sol Nascente.

Durante três sessões vamos falar dos escritores e viajantes, dos jesuítas e dos missionários, do confronto entre os «bárbaros do Sul» e a isolada civilização dos shoguns e dos samurais. E também das casas, dos jardins, da poesia, do romance, da caligrafia, da pintura, da cerimónia do chá, da música, dos cultos, dos diferentes efeitos do choque da modernização em Portugal e no Japão.

Não temos a pretensão de «revelar» seja o que for - por vezes, basta que façamos uma pausa para reflectirmos num detalhe, num certo ângulo de luz e de sombra, e assim entendermos melhor as diferenças entre nós e «eles».

E perceber as diferenças é fundamental num mundo cada vez mais globalizado. Portugal e Japão, dois países singulares nos dois extremos do caminho do Sol.

III – MÓDULO

VIVER NO SÍMBOLO, A ORIENTE

Próximo e Médio Oriente
•O imaginário árabe-muçulmano