Fundação Maitreya
  O Poder Calmante do Calor  20 Mar 2007

Aplicar uma bolsa de água quente pode acalmar as dores físicas, por exemplo menstruais ou causadas por cãibras, é um remédio caseiro muito conhecido. Recentemente, cientistas ingleses descobriam que o calor tem efeitos similares aos analgésicos. Mediante tecnologia de ADN controlaram os receptores celulares de calor e de dor e descobriram que o calor tem a propriedade de desactivar a dor a nível molecular, a temperaturas de mais de 40oC. Nestas circunstâncias, os receptores internos inibem os efeitos dos mensageiros químicos que causam a detecção da dor.
Atribuindo ao calor um efeito agradável, este estudo demonstra também, que a aplicação de calor, funciona em si mesmo, para bloquear o sinal de dor durante aproximadamente uma hora. Este modo de desactivar as conexões moleculares da dor, é o mesmo que resulta dos analgésicos químicos, que segundo os investigadores, deveriam ser substituídos por uma fonte de calor para o alívio da dor a curto prazo.

Impresso em 29/3/2024 às 13:52