Fundação Maitreya
  Marte: Portugueses assinalam "locais para viver"   13 Jun 2011

Uma equipa de cientistas portugueses identificou os locais em Marte onde será possível e mais provavél existir vida. As conclusões deste estudo vão ser apresentadas esta segunda-feira numa conferência internacional sobre a habitabilidade em Marte, em Lisboa.
O trabalho da equipa portuguesa permitiu identificar os locais em Marte onde existem campos magnéticos que protegem a superfície do planeta e quaisquer formas de vida que possa albergar, disse à agência Lusa o geólogo Ivo Alves, da Universidade de Coimbra.
Segundo o geólogo, Marte teve um campo magnético a protegê-lo das radiações cósmicas, tal como a Terra tem. Este facto ocorreu à 3500 milhões de anos, sendo que o núcleo de Marte deixou de girar, e hoje é sólido e não produz um campo magnético global para todo o planeta.
Agora restam apenas campos magnéticos "cristalizados nas rochas" que garantem que "zonas com milhares de quilómetros quadrados" têm proteção das radiações cósmicas.
A conferência onde este e outros estudo vão ser apresentados, tem inicio hoje e decorre até dia 15 de junho, numa organização conjunta das agências espaciais europeia e norte americana, e do Centro de geofísica da Universidade de Coimbra.

Impresso em 24/4/2024 às 9:48