Fundação Maitreya
   Quarto planeta potencialmente habitável   06 Fev 2012

Uma equipa internacional de astrónomos da Carnegie Institution for Science anunciou esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, um novo planeta com capacidades de habitabilidade.
«Este planeta rochoso é o novo e o melhor candidato para manter água em estado líquido na sua superfície e pode abrigar vida tal e qual como a conhecemos», explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipa, à agência AFP.
Segundo os cientistas, a distância do planeta e da sua estrela permite a existência de temperaturas nem muito quentes nem muito frias, permitindo que a água permaneça em estado líquido.
O planeta, baptizado de GJ667Cc está situado a cerca de 22 anos-luz da Terra e demora 28 dias a fazer o movimento em torno do astro que está no centro do seu sistema.
Esta descoberta eleva para quatro o número de planetas identificados fora do nosso sistema solar pela comunidade científica que reúne condições para a sobrevivência da vida humana.
O grupo de cientistas encontrou ainda indícios que levam a crer que pelo menos outros três planetas estão em órbita na mesma estrela.