Fundação Maitreya
  O Mosteiro Budista Theravada já tem um espaço em Portugal!  20 Jul 2012

Informamos que já existe em Lisboa, um espaço para servir este propósito, como suporte para os monges realizarem as suas práticas monásticas e também para todos aqueles que quiserem desfrutar desta oportunidade. Sendo a prática da meditação e de pujas (práticas devocionais) parte da rotina dos monges, estes períodos estarão abertos a todos os que neles quiserem participar. Assim, a primeira meditação do dia terá lugar das cinco às seis da manhã e a segunda das sete e meia às oito e meia da noite.

Gostaríamos de avisar também que os monges estarão disponíveis desde as seis e meia tarde, para todos aqueles que queiram desfrutar do silêncio da sala de meditação ou que queiram trocar impressões com aos monges.

Os monges que se encontram a residir no Mosteiro em Lisboa são: Ajahn Vajiro (monge sénior - Inglês), Tan Subaddho (Inglês) e Tan Kancano (Português)

Relembrando que esta é uma tradição mendicante e que os monges dependem da restante comunidade para o seu sustento diário, informamos que a refeição diária destes terá lugar entre as 10h30 e as 11 horas da manhã e que quem quiser oferecer o sustendo diário (comida) aos monges poderá fazê-lo. O melhor será ligar previamente para o Mosteiro, no dia anterior ou com mais tempo de antecedência, para que seja assim mais fácil a realização e organização destes eventos.

Assim, as oportunidades diárias de participar neste espaço serão as seguintes:
5h00 - 6h00 - Meditação da manhã
10h30 -11h - Oferta da refeição/dana
18h30 - 19h30 - espaço aberto para perguntas e respostas
19h30 - 20h30 - Meditação da noite
21h - hora de recolhimento; o mosteiro encerra as actividades do dia
Ainda que real este espaço é, no entanto, temporário pois espera-se de futuro encontrar uma área de campo, onde se possa construir o Mosteiro, para que todos venham a usufruir de um espaço mais amplo e natural.

Do Sangha Português

Morada: Rua Dom Cristóvão da Gama, nº 22, Santa Maria de Belém – Lisboa