Fundação Maitreya
  Palestra de Ajahn Chandapalo  08 Dez 2012

Ajahn Chandapalo, monge Budista Theravada da Tradição da Floresta, vai estar presente na

União Budista Portuguesa, na próxima terça-feira dia 18 de Dezembro, pelas 19.30.

Após o habitual período de meditação, Ajahn Chandapalo dará uma palestra, encontrando-se depois disponível para responder às questões que eventualmente lhe sejam colocadas.

Ajahn Chandapalo nasceu em Inglaterra, em 1957. Estudou Engenharia na Universidade de Lancaster, onde durante o último ano do curso, se interessou por meditação budista. Esse interesse surgiu de uma investigação pessoal sobre o significado e o propósito da vida.

Pouco antes de terminar a sua licenciatura, Ajahn Chandapalo teve o seu primeiro contacto com monges budistas, tendo estado com Ajhan Sumedho e outros monges, na celebração do Vesak, em Manchester. Logo nessa altura sentiu-se imediatamente atraído pela presença sóbria e serena dos monges.

Durante o seu Doutoramento em Engenharia Biomédica, na Universidade de Dundee, continuou a praticar meditação e a ler ensinamentos do Buddha. Teve também a oportunidade de conhecer Ajahn Chah, durante a última visita deste a Inglaterra.

Quando terminou os seus estudos, começou a trabalhar em Glasgow e, durante as férias, visitou o mosteiro de Chithurst. Nessa altura percebeu que a sua sincera vocação era a vida monástica.

Recebeu a ordenação de Anagarika em 1980 e a ordenação completa (upasampada) em 1982. Residiu em muitos dos mosteiros da Europa e viveu um ano na Tailândia. Em 1993 foi convidado para residir em Santacittarama, em Itália, onde é abade desde 1996.
Mosteiro Budista Theravada da Floresta

Impresso em 28/3/2024 às 12:08