Fundação Maitreya
  Explosão solar intensa  11 Set 2014

Comunicações em risco depois de nova explosão solar "intensa"
É mais uma explosão solar intensa, registada recentemente, cujos efeitos se dirigem à Terra. Os cientistas asseguram que não haverá grandes consequências, mas as comunicações podem falhar.
A explosão solar de classe X1.6 terá acontecido esta quarta-feira, numa "região" do sol direccionada à Terra.

Os cientistas esperam que a CME (Coronal Mass Ejection) - uma onda de matéria e radiação electromagnética - provocada possa atingir o planeta entre quinta e sexta-feira.

Embora sejam poderosas fontes de radiação, as explosões solares não têm a capacidade de penetrar a atmosfera terrestre e afectar quem circula pela Terra, embora as mais intensas possam chegar ao nível onde atuam sistemas de posicionamento geográfico como o GPS, produzindo interferências.

Têm sido várias as explosões solares registadas este ano. A mais intensa ocorreu em Fevereiro.

Impresso em 19/4/2024 às 1:52