Fundação Maitreya
  Eclipse  16 Mar 2015

Sexta-feira, dia 20, vai ocorrer um eclipse solar, onde a Lua se vai sobrepor ao Sol. Tudo vai acontecer entre as 08:00 e as 10:00 horas da manha, mas é preciso ter cuidado, muito cuidado.

Os oftalmologistas alertam para as consequências irreversíveis que podem acontecer se visualizar o eclipse sem protecção adequada. Segundo a presidente da Sociedade Portuguesa de oftalmologia, "ninguém deverá olhar directamente para o Sol sem filtros solares adequados que se vendem nas farmácias e nas lojas especializadas”, alertam.

“Olhar para o Sol é sempre perigoso, queima as células da retina e provoca lesões oftalmológicas graves”, explicou Maria João Quadrado, oftalmologista. Isto torna-se mais grave no caso das crianças, uma vez que o nível de protecção da retina é ainda menor, portanto, os cuidados com as crianças devem ser redobrados.

Impresso em 20/4/2024 às 3:35