Fundação Maitreya
  Noticia corajosa  23 Jul 2016

Finalmente a ciência mostra a verdade sobre o consumo de álcool, mesmo que seja moderado.

«Provas epistemológicos confirmam a tese de que o álcool causa cancro da faringe, laringe, esófago, fígado, cólon, reto e mama"
Sete tipos de cancro podem ser causados pelo consumo de álcool, mesmo que a ingestão seja leve ou moderada, conclui um novo estudo. Jennie Connor, investigadora no departamento de medicina social e preventiva da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sublinha, por isso, a necessidade de investir em campanhas que eduquem os consumidores e divulguem essa ligação até agora "negligenciada."
"Ainda que sem o conhecimento completo acerca dos mecanismos biológicos que levam o álcool a causar cancro, as provas epistemológicos confirmam a tese de que o álcool causa cancro da faringe, laringe, esófago, fígado, cólon, reto e mama", explica a cientista.
O estudo divulgado na revista Addiction indica que o risco de desenvolver células cancerígenas aumenta de acordo com a quantidade de álcool consumida e deixa claro que a combinação álcool-tabaco é ainda mais perigosa. O abandono da ingestão tende, por outro lado, a diminuir eficazmente esse risco.
Pela primeira vez, a ligação entre a doença e o consumo de álcool - até agora considerada apenas estatística - é confirmada. Connor apela, consequentemente, à sinalização do risco nas embalagens das bebidas alcoólicas (à semelhança do que já acontece com as embalagens de tabaco.)
As conclusões de Jennie Connor resultam do estudo de múltiplos casos dos últimos 10 anos registados pelo World Cancer Research Fund, pela International Agency for Research on Cancer e pela Organização Mundial de Saúde».
Diário de Notícias

Impresso em 20/4/2024 às 0:16