Bem-vindo
Marco Histórico - Saberes
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R
S
T U V W X Y Z
S
  • Yoga Sāṃkhya - É uma das seis Escolas ortodoxas das Filosofias da Índia. Baseia-se na análise da realidade do Universo e enumera os vinte e cinco princípios que permeiam a matéria de toda a vida manifestada. Desenvolve uma teoria de evolução e tem influenciado investigações científicas, medicinais e filosóficas. É uma doutrina dualista que reconhece a distinção entre a matéria e o Espírito, Prakṛtī e Puruṣa, mas que estabelece um fio condutor ininterrupto entre o Inconsciente e a Energia Criativa Suprema.

• Samarcanda - A cidade de Samarcanda, no actual Uzbequistão, foi o lar e o reino de um dos maiores astrónomos do fim da idade Média, o mongol Ulugh Bei, durante o século XV. Neto do guerreiro e conquistador Tamerlão, foi nomeado governador da cidade ainda muito jovem e estimulou as artes, a filosofia, a teologia e as ciências naturais. Fundou madrasas (escolas islâmicas) num novo molde, similar às universidades ocidentais e construiu um grande observatório astronómico, sua grande paixão.
    Usando instrumentos como esferas armilares, Ulugh Bei e seus colaboradores coligiram 30 anos de observações de cerca de 700 estrelas em seu monumental Zij (tabelas), o primeiro grande trabalho do género desde Ptolomeu. Suas medições sobre a posição dos astros são mais precisas que as do astrónomo grego e só foram superadas pelas de Tycho Brahe.
    De Bernhard du Monte e Heiner Schwan

• Helena Blavatsky Sociedade Teosófica - Foi fundada em N. York, nos USA, em 17 de Novembro de 1875 e mais tarde transferida para a Índia em Adyar (Madrasta) em 19 de Dezembro de 1882, por Helena P. Blavatsky e Olcolt.