Orações
Curso de Meditação 3ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

(...anterior) Este elo é o ponto fundamental para se entender a evolução da própria vida humana. A tentativa de cura de doenças através de aditivos químicos não é a solução equilibrada, pelo contrário, pode vir a contribuir para grandes obstáculos e perturbações mentais, bem como bloquear o próprio caminho evolutivo espiritual, desencadeando assim, processos kármicos dramáticos, não só no presente como em vidas futuras. Por exemplo, conhecer melhor a função da Glândula Pineal onde se produz a “célebre” Melatonina, órgão que tinha sido rejeitado pela ciência como importante, embora Descartes tenha intuído a sua importância, bem como as tradições filosóficas e religiosas da Índia falam da Glândula Pineal, como o ponto de encontro entre a matéria e o Espírito.

A Melatonina fabrica-se no escuro e no silêncio, e tal como a prática da Meditação engloba o silêncio e a quietude de pensamento. A Melatonina, de forma geral, produz-se mais durante a noite quando se dorme, porque é a forma sábia da própria natureza fazer parar a acção do ser humano e obrigar à regeneração do organismo. De facto, quem tem uma vida agitada gasta mais a sua própria energia, que o mesmo é dizer a sua Melatonina. Pode-se, porém, produzir mais Melatonina durante o dia apenas sentando, parando a mente, entrando no Silêncio. (Mais informações no livro “O Silêncio” de Maria)

Prosseguindo no nosso esquema, compreendemos que o alinhamento dos nossos corpos, físico, mental e espiritual é na realidade o mais importante. A partir desta consciência, que resulta desse alinhamento e equilíbrio, a Meditação será uma prática tão fundamental como respirar e comer.
O quarto e último passo, é o resultado da aspiração ao Divino, trabalhado e realizado pela prática persistente da Meditação, que leva ao Samādhi: a União com Deus (Objecto Eleito).
A mente em Samādhi funde-se com a Mente Divina.

Convém explicar, que o estado de Samādhi, é um estado de beatitude consciente, de ligação com o Divino, e não deve confundir-se com estados de transe, termo usado na maior parte dos casos por gente ignorante, acerca dos estados mais elevados, dos que se encontram em adiantada evolução espiritual. Os transes são formas primárias de mediunidade, portanto estados inconscientes. Actualmente está em moda fomentar-se estados alterados de consciência, que pouco têm de elevação espiritual, através de drogas em círculos xamânicos.
No Samādhi predomina sobretudo a comunicação, a união de forma inteligente, lúcida, à Mente Divina. O êxtase ou o Samādhi é a união com Deus e engloba uma grande expansão de Consciência através do coração e da mente.

Tempo de Meditação

Vamos agora para a 3ª experiência da prática da Concentração e Meditação.

Os meios que demos anteriormente foi a prática da concentração e verificaram que a mente sendo instável, pula de pensamento para pensamento, como o mostrado no esquema, mas acreditando que conseguiu passar a 1º fase, a de educar a mente, seguirá adiante com uma certa determinação mental e vai começar a direccionar a mente para os planos elevados da Mente Divina, ou o “Objecto Eleito”.

Prepare-se e cuide previamente do ambiente.

Para limpar astralmente o seu lugar de Meditação, ponha uma música suave que ajuda a captar boas energias e a afastar as inconvenientes.

Desligue os telefones.

Acenda um incenso…

De pé, faça uns exercícios de limpeza corporal e psíquica com as mãos ao longo de corpo, para retirar energias mais densas que possam estar na aura e mentalmente peça protecção às forças superiores.

Prepare a forma como vai sentar-se. Na posição de Yoga (§) (siddhāsana), sentado numa almofada suficientemente alta para apoiar a coluna, mas, com as pernas fora da almofada, assentes no chão. Só o cóccix deve assentar.