Os Germinados

de Vasco Gonçalves

em 25 Jan 2007

(...anterior) Fortalece os músculos, os ossos e os dentes.
É indicada para curar a artrite e doenças reumáticas.
Os rebentos podem ser consumido curtos ou mais compridos. Quando compridos devem ser expostos à luz indirecta do Sol durante o último dia para desenvolver a clorofila.

Amêndoa
(8) (0) (1) ou (20) (5mm) (3-4d)
A amêndoa pode ter dois métodos de germinação: pode-se deixar de molho durante 20 horas e deixá-la realmente germinar ou deixá-la de molho apenas 8 horas após as quais não se dá a germinação propriamente dita mas a amêndoa vai sofrer as transformações metabólicas próprias de um germinado. Neste caso pode-se colher logo ao fim do primeiro dia.
Contem proteínas alcalinas, vit. B e E e ácidos gordos insaturados e minerais. Excelente fonte de cálcio. As suas gorduras tornam-se solúveis com a germinação.
Estimula a produção de leite materno.
Pode-se aplicar no fabrico de queijos, iogurtes, leites e sobremesas assim como em saladas.

Arroz
(12) (4-5mm) (3d)
Contêm pró-vitamina A. Curiosamente pela germinação a vit.C é praticamente recriada no arroz. Em sânscrito o arroz é denominado “ o sustentador da humanidade” pois uma pequena porção dele já proporciona muita força e energia. Tem uma digestão relativamente fácil e favorece a eliminação de água pelo organismo (pois contem muito pouco sódio (que a retém) relativamente à sua quantidade de potássio).

Aveia
(4h) (3-4mm) (2-3d)
Contem vit. A e vit. do complexo B,C e E ( aquando da germinação a vit.C aumenta 600%).
É altamente energética ajudando o aquecimento do organismo nas épocas de frio.
Tem um alto teor de iodo.

Centeio
(12h) (3-4mm) (2-3d)
Todos os seus minerais tornam-se mais assimiláveis pelo organismo (entre os quais destaca-se o potássio pelo sua elevada concentração). O centeio é muito resistente crescendo em solos pobres, penetrando as suas raízes profundamente no solo, tornando-o mais solto e retirando dele os minerais.

Cevada
(12h) (2-4mm) (2-3d)
É muito rica em vit. E e tem uma forte acção tonificante sendo também facilmente assimilável pelo organismo. A cevada quando germinada ajuda a neutralizar os ácidos no organismo.

Ervilha
(12h) (0,5 – 1cm) (3d)
As proteínas das ervilhas contêm grande quantidade de aminoácidos essenciais que se metamorfoseiam em aminoácidos altamente energéticos, dando-se também um aumento dos açúcares (o que torna o germinado doce). Devem ser bem seleccionadas para germinar pois as sementes pútridas fermentam de imediato.
Revigora, revitaliza e regenera todo o organismo.

Feijão-azuki
(12-24h) (1-2cm) (3-5 d)
Como todos os feijões (principalmente os que têm forma de rins) é um bom suporte para o rim, favorecendo a diurese e a micção. É de mais fácil digestão que os restantes.
Limpa o sangue favorecendo a eliminação de toxinas e reduzindo assim o inchaço que por vezes advém dos estados de toxicidade. Contem vitamina C, ferro e muitos aminoácidos. Indicado para casos de icterícia.

Feijão-Moyashi
(12h) (1-2cm) (5d)
Contem vit.B12. É de fácil germinação e digestão. São usados de preferência crus. Tem acção neurotónica, depurativa, nutriente e hepática. Muito importante para a nutrição das células cerebrais, tonificando os impulsos nervosos e vivificando assim a memória. Auxilia, ainda o organismo na eliminação de venenos e medicamentos, apoiando o trabalho do fígado. Controla os níveis de colesterol no sangue.

Feijão-mungo
(12-24h) (0,5-2cm) (2-5d)
Muito rico em ferro, potássio e vitamina C.
Pode ser consumido salteado, em saladas e na confecção do pão,

Gergelim
(4h) (igual ao da semente) (2d)
Com a germinação as proteínas do gergelim transformam-se em aminoácidos altamente activos que estimulam no organismo a formação de proteínas necessárias num regime isento de produtos animais.