Bem-vindo
Marco Histórico - Seres
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C
D
E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
D
  • Dalai Lama - O décimo quarto Dalai Lama nasceu a 6 de Julho de 1935 na província de Amdo, no norte do Tibete. Seus pais puseram-lhe o nome Lhamo Thondup, mas recebeu depois o nome Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, quando o proclaram, com dois anos de idade como a reincarnação do anterior Dalai Lama. Quando tinha 15 anos, a China invadiu o Tibete. Embora ambas as partes tivessem firmado um acordo, que permitiu ao Dalai Lama manter-se no Tibete, este acordo rompeu-se em 1959, quando os chineses quiseram controlar uma revolta no este do Tibete. O Dalai Lama refugiou-se na Índia com alguns seguidores. Desde 1960 vive em Dharamsala, povoação situada aos pés do Himālaya e que se converteu na sede do governo tibetano no exílio. Escreveu vários livros entre eles as suas memórias. Em 1989 foi-lhe concedido o Prémio Nobel da Paz.

• Devendranāth - Devendranāth Tāgore nasce em Bengala em 1817. Participando no movimento Brahmo Samaj, de reforma da sociedade, abandona-o depois pelos seus aspectos algo católicos, mas renuncia também a considerar os Vedas suficientes e prossegue uma demanda independente intensa que o confirma na designação de Maharishi, grande vidente-sábio. Escreve no “Brahmo Dharma”: “o fogo divino do conhecimento de Deus está escondido no coração de todos os seres humanos”.

“Livro dos Descobrimentos do Oriente e do Ocidente”
    de Pedro Teixeira da Mota.

• Duperron - Anquétil Duperron, traduziu os primeiros Upaniṣads para latim a partir do persa. Os seus trabalhos apareceram publicados em Paris em 1802.