Sagrados
Sobre o Serviço

de Manuel Cavaco Nunes

em 12 Jul 2023

(...anterior) O assunto é muito vasto, pois inclui o despertar da consciência espiritual com as suas responsabilidades, e a integração do indivíduo num grupo despertado; implica também a imposição de um novo ritmo mais elevado aos assuntos mundiais. Por conseguinte, constitui um esforço decididamente científico e impõe a atenção das melhores mentalidades. Além disso, deveria também vivamente atrair o esforço consagrado dos discípulos do mundo.

Quais são as características do verdadeiro servidor?
Estas características podem ser fácil e sucintamente apresentadas. Não são exatamente aquelas que nos fizeram crer que eram. Não me refiro aqui às qualidades requeridas para se trilhar o Caminho do Discipulado ou o Caminho Probatório. Estes são bem conhecidos. São os lugares comuns da vida espiritual e constituem o campo de batalha, ou o Kurukshetra, da maior parte dos aspirantes. Referimo-nos aqui às qualidades que aparecerão no homem quando atuar de acordo com o impulso da Lei do Serviço. Manifestar-se-á quando ele se tornar um verdadeiro canal para a vida da alma. As suas características principais são:

1 - Distinguir-se-ão, como se poderia esperar, pela qualidade da inofensividade e pela abstenção ativa da prática de atos ou palavras que possam ferir ou causar alguma incompreensão. Não prejudicará o seu grupo por palavra, sugestão, implicação, insinuação ou algo que produza descontentamento. Reparem que não digo "não ferirá qualquer indivíduo". Os que trabalham sob a Lei do Serviço não necessitam de ser lembrados de que nenhum indivíduo deve ser ferido. Frequentemente necessitam, sob a exuberância do estímulo espiritual e a intensidade de sua aspiração, de serem lembrados para demonstrar a inofensividade grupal.

2 - A segunda característica é a de permitir que os outros sirvam como melhor lhes parecer, pois é sabido que a vida que flui através do servidor individual deve encontrar os seus próprios canais e expressões, e a direção dessas correntes pode ser perigosa e impedir a execução do serviço projetado. Os esforços do servidor serão orientados em duas direções:
a - Ajudar os outros a "permanecer no ser espiritual", como ele próprio está aprendendo.
b - Ajudar o indivíduo a expressar o seu serviço no campo por ele escolhido, tal como é seu desejo e não como o assistente que o acompanha julga que ele o deva fazer.
Pode-se aqui aclarar um ponto. A tarefa dos que trabalham hoje no mundo sob a Lei do Serviço não é exercida, primariamente, por esse grupo que atua hoje no mundo sob o efeito da resposta geral a que fizemos referência acima. Esses efeitos são facilmente dirigidos para as atividades que, em seu conjunto, conhecemos como trabalho filantrópico, experiências educacionais ou assistência social na vida da comunidade. O nome dos que respondem a estes impulsos é legião e a vontade de servir dessa particular maneira não precisa de estímulos. Isto é perfeitamente evidente na admirável resposta dada às diversas campanhas de boa vontade. Mas o trabalho do novo tipo do servidor é dirigido para aqueles que estabeleceram contato com as suas almas e, portanto, prepararam-se para trabalhar sob a nova Lei de Aquário. Isto gira à volta da capacidade de permanecer não apenas "no ser espiritual", mas também na capacidade de trabalhar em conjunto com outros, em trabalho subjetivo, telepático e sintético. Esta diferença merece cuidadosa atenção porque pode-se facilmente fazer malograr esforços ao pretender alguém introduzir-se em campos já suficientemente organizados e atendidos, a julgar pelo que já tenham alcançado as unidades que agem em tais campos.

3 - A terceira característica do novo servidor é a qualidade de ser alegre. Esta toma o lugar do espírito crítico (o terrível criador da miséria); é o silêncio que ressoa.
Seria bom que refletissem sobre estas últimas palavras, porque o seu verdadeiro significado não se pode exprimir por palavras, mas apenas por meio de uma vida dedicada aos novos ritmos e ao serviço do todo. Então aquele "alegre som" e aquela "ressoante alegria" podem fazer pressentir o seu verdadeiro significado.