Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Em Especiais encontrarão temas que pela sua profundidade, merecem distinção e como tal são jóias preciosas para se guardar religiosamente no coração.

Energias psíquicas

de Maria Ferreira da Silva

em 08 Out 2023

Saber dominar a sua própria energia psíquica é uma qualidade mental que leva ao equilíbrio das emoções e da saúde em geral. A energia psíquica (no ser humano) tem o seu princípio no plano astral, que corresponde ao respectivo corpo astral (forma etérea), o qual foi constituído antes do corpo físico. A manifestação tanto cósmica, quanto humana tem o seu começo de cima para baixo, portanto, sem o corpo astral o corpo físico não teria suporte. O plano* astral ou nível invisível de manifestação de forças vitais, envolve universalmente o plano físico ou matéria. Porém, o plano astral é composto de muitos níveis e planos; desde os mais nublosos aos mais cristalinos ou espirituais e, portanto, nos níveis mais baixos há certas perturbações que interferem constantemente com o plano físico e, por consequência, o ser humano é por sua vez influenciado. Estar integrado num determinado plano, depende da evolução de Consciência e para não ser afectado por níveis inferiores, deve-se ter perfeito domínio mental para evitar essas interferências. Muitas das doenças físicas são proveniências de energias mal controladas do corpo astral que influenciam a parte psíquica. A forma de beneficiar de boas influências é a pureza da Consciência, defendendo esta, a sua própria rede áurica.

É necessário, então, saber cultivar, manter e arrecadar (guardar) a sua própria energia psíquica, pois geralmente quando há uma doença, ela é resultante da quebra da energia psíquica. Recriar a energia passa pela revitalização dos centros nervosos através do domínio mental, porque são os exageros emocionais que bloqueiam o cérebro e levam ao esgotamento das energias etéricas. Para além da meditação, também a oração, pode repor e equilibrar a vitalidade, quer mental, quer física e essencialmente espiritual. Recriar-se passa pelo restabelecimento das forças físicas, mentais e espirituais e, para o qual contribui também contemplar a beleza, como por exemplo, o mar ou uma obra de arte, que pode produzir efeitos na melhoria mental. As energias podem ser cada vez mais refinadas (puras), quanto mais elevado for o pensamento do ser humano. Na consonância do homem com o Cosmos ressoará a combinação subtil do seu Espírito com a Mente Divina. Só assimilando correntes de energias subtis se acumula pura energia psíquica.

Livro Infinito:
«Aquele que se aproxima do último caminho, que leva dentro de si mesmo a síntese de tudo o que é belo, criará aquelas formas pelas quais seu Espírito aspira. Eu afirmo a Beleza!»

O ser humano deve levar uma vida de elevado altruísmo e empreender uma disciplina que submeta e refina seus veículos inferiores e esforçar-se por purificar e controlar as suas envolturas (corpos etéricos): astral, mental e físico.

1º - Purificar, disciplinar e transmutar a sua natureza inferior que se alimenta de emoções exageradas, as quais têm a sua base no plano astral.
2º - Cultivar o conhecimento de si mesmo e, estruturar o corpo mental, que deve ser constituído e construído com base nos bons pensamentos e rectas acções.
3º - Servir o mundo com abnegação.

Desta forma, os estímulos dados pelos pensamentos elevados, fruto da pureza interna e intenções espirituais, desencadeiam ligações neuronais que produzem maior quantidade de substâncias (aminoácidos), mais do que no seu funcionamento comum e fazem ascender as energias a planos de consciência superior, onde então, se realiza e compreende com clareza a ligação com o divino. No coração encontra-se a motivação, na mente a acção, e quanto mais pureza, maior qualidade na fé, no fervor religioso e místico e na aspiração ao divino e, portanto, maior impulso recebe a mente e o coração para a realização espiritual. Esta realização fica gravada na Consciência de quem a experiencia e marca a integração em Deus, não podendo nunca mais ser esquecida ou rejeitada. Esta é a certeza do realizado e, é isto, que leva à iluminação, ao Samadhi, ao Nirvana.

Contudo, a ciência encontrou o efeito, não a causa; ou seja, a dopamina e outras substâncias são o efeito produzido pelas ligações neuronais e, embora o ser humano a produza normalmente, não é o suficiente para manter a felicidade, recorrendo os carentes, a dependências, tais os doces, as drogas e o álcool. Se houver um propósito mental correcto que fomente os mecanismos cerebrais adequados, a dopamina e demais proteínas produzem-se constantemente dando o precioso bem-estar. Por isso, os yogis, ao percorrer a senda do controlo mental e da realização espiritual, contribuem para a purificação, com a qual se produzem as substâncias necessárias para o viver em felicidade. E, por processos cada vez maiores de sublimação espiritual, as forças internas libertam energias cada vez mais subtis que permitem ligações duradoiras, refinadas e constantes ao Divino, levando a tal felicidade que arrebata ao êxtase. São assim bem conseguidos os esforços dos ascetas ou yogis na caminhada espiritual para o equilíbrio do corpo físico, da mente e do Espírito.

Cada ser humano traz à nascença o cérebro marcado pela hereditariedade e com o “sulco” do seu próprio karma, mas as qualidades que englobam a evolução de Consciência são adquiridas em cada vida pelo auto-esforço.