Sistemas Religiosos e Filosóficos
Sistemas, tem a finalidade de contribuir para a divulgação das linhas de pensamento dentro das várias Religiões e Filosofias de todo o mundo, na compreensão de que todas partilham afinal uma linguagem comum.

Origem e evolução do homem

de Lubélia Travassos

em 07 Jan 2024

A Génesis, da Bíblia, relata-nos os primórdios da história, de uma maneira simbólica, simplista, e caricata, que aceitamos como sendo a única verdade, por não conhecermos outra mais convincente. Conta-nos sobre a Criação do Mundo, e que Deus criou os Céus e a Terra, em sete dias, e que ela era informe e vazia, etc.. Deus disse que se fizesse luz e separou-a das trevas, disse que a luz era o dia e as trevas a noite. Depois reuniu as águas num só lugar, e separou-as, a que chamou mar, e rios, debaixo dos céus, para que aparecesse a terra seca. Deus disse que a terra produzisse verdura, ervas com sementes, árvores frutíferas, para darem frutos sobre a terra, conforme as suas espécies, e que dessem sementes, para servir de alimento, etc… Deus disse que a terra produzisse seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, aves, répteis, animais ferozes, etc… Depois de ter criado tudo isso repousou no sétimo dia de trabalho realizado.

Perspectiva Cientifica-Histórica-Filosófica-Esotérica-Espiritual

Origem do Homem

A seguir, Deus criou o homem, à sua semelhança, e denominou-o depois de Adão. A seguir criou a mulher, para que o homem não ficasse sozinho, depois de o adormecer profundamente, tirou-lhe uma costela, e preencheu o lugar de carne. Dessa costela ele fez a mulher, que chamou de Eva. Viveram no Paraíso, e Deus proibiu-os de comer o fruto da árvore da vida, que estava no meio do jardim, senão morreriam. Mas, Eva foi tentada pela astuta serpente, que lhe disse que ela não morreria, e que o fruto lhe abriria os olhos. Ela apanhou o fruto e comeu-o. E deu-o a Adão, que também o comeu. A partir daí viram que estavam nus, adveio a vergonha, e cobriram-se com folhas de figueira. Deus castigou-os, deu-se a queda original, e foram expulsos do jardim do Éden, etc… A partir daí, o homem teria de cultivar a terra e viver à custa do trabalho penoso e das ervas do campo, e comeria o pão com o suor do seu rosto, até voltar à terra de onde fora tirado, porque ele era pó e em pó se tornaria, etc….

Depois Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim tinha um espírito pouco amistoso, pelo que o Senhor olhou para Abel de modo mais favorável. E pela história sabemos que Caim matou Abel. O Senhor amaldiçoou-o sobre a terra, e todas as riquezas lhe seriam negadas. Ele foi obrigado a ocultar-se, e a andar fugitivo. Foi para outra terra, e lá conheceu a sua mulher, que deu à luz Henoch, e edificou uma cidade que deu o nome do filho, etc… Aí começa a forma grotesca e controversa, como a Bíblia nos mostra na Génesis, a origem do homem. Se Deus só criou Adão e Eva, que depois teve dois filhos, como Caim conheceu uma mulher noutro local?

Na verdade, esta maneira grotesca e simbólica, da Génesis, de apresentar o primeiro homem, e mulher, não corresponde à verdadeira origem do homem, pois, na realidade, eles representam as primeiras civilizações humanas, na Terra, as Raças Raiz, e sub-raças de evolução da humanidade, que são os Continentes e as suas civilizações, de acordo com a descrição Científica-histórica-esotérica-filosófica e espiritual da autêntica origem do homem e a sua evolução, na Terra.

Vejamos, então, a descrição real da origem do Homem. Segundo os Manuscritos Arcaicos, da Cosmogénesis e Antropogénese, Volume I e II, da Doutrina Secreta, o Livro da Sabedoria Antiga, sobre a Síntese da Ciência, da Religião e da Filosofia, diz que a vida começou a evoluir, na Terra, de um modo planificado há cerca de 318 milhões de anos, no início da Era Primária, mas só se densificou no Terceiro Continente, da Lemúria, o da 3.ªRaça Raiz.

De acordo com as informações contidas nos registos de livros arcaicos, no testemunho científico de diversos escritos antigos, e segundo o Plano Divino, o processo de evolução da raça humana na Terra, até se tornar perfeita, terá de passar por Sete Raças Raiz (continentes e civilizações) e suas subsequentes quarenta e nove Sub-Raças, que correspondem a Sete Sub-Raças (civilizações), para cada Raça Raiz. Estas Sete Raças Raiz correspondem aos sete dias da criação do mundo, de que fala a Bíblia.

Estamos actualmente na Quinta Sub-Raça, a Teutónica, da Quinta Raça Raiz, denominada Ariana, embora já existam vestígios da próxima Sexta Sub-Raça a evoluírem no mundo. Entretanto, a nossa Terra encontra-se até agora, conjuntamente com a sua humanidade mais densa, na Quarta Ronda, que é o período que engloba toda uma Raça, e envolve o desenvolvimento das suas sete sub-raças. Portanto, das Sete Raças Raiz ou Continentes de evolução da Humanidade, cinco já chegaram à existência, faltando ainda duas Raças, ou seja, a formação e desenvolvimento de dois novos Continentes, para se completar a evolução da Terra, porque cada Raça Raiz corresponde a um Continente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9  [Pág. Seguinte]