Sistemas Religiosos e Filosóficos
Origem e evolução do homem

de Lubélia Travassos

em 07 Jan 2024

(...anterior) Todas as suas sub-raças eram de pele escura. Foi a partir da sétima sub-raça, da Lemúria, que a humanidade se tornou suficientemente desenvolvida, de maneira física, para garantir a escolha, pelo Manu (chefe orientador de cada Raça), de indivíduos prontos para se tornarem os progenitores de uma Nova Raça Raiz.

Foi, assim, efectuada a segregação, formando uma colónia, com esta sétima sub-raça, que se estabeleceu, primeiro, na terra que ocupava a região do actual Ashanti e Nigéria Ocidental, que, pelo mapa período daquela época, se situava a noroeste da ilha-continente, abrangendo o Cabo da Boa Esperança e zonas da África Ocidental. Lá se conservaram por muitas gerações, sem qualquer mistura como o tipo inferior, e a Colónia aumentou, gradualmente, e chegou a altura de estar pronta, para receber e passar adiante o novo impulso da transmissão física, que lhes tinha sido designado conceber, para que fosse estabelecida a Quarta Raça Raiz.

É nesta Raça que se enquadra o simbolismo de Adão e Eva, e merece ser chamada a Raça de Adão, pelo que Adão foi uma Raça, uma civilização, dos gigantes poderosos dos nossos antepassados, ou seja, o Reino Humano. Infelizmente, essa Raça não foi digna da humanidade, e foi de tal modo amaldiçoada, que não a encontram. Assim que o olho mental do homem se abriu à compreensão, ela sentiu-se una com o sempre eterno, o absoluto, a Única Divindade Universal. Foram dotados de poderes divinos, quando viviam no Paraíso, e sentiam dentro de si o Deus interno, como se fossem um Homem-Deus, na sua natureza, embora continuasse um animal na sua natureza física. Eles tiveram à sua volta os próprios deuses luminosos dos elementos, e consigo próprios. Naqueles tempos remotos estava-se na “Idade de Ouro”, em que os Deuses caminhavam na Terra, e se misturavam livremente com os mortais. Porém, quando ela terminou, os Deuses partiram, isto é, tornaram-se invisíveis, e as gerações mais recentes acabaram por adorar os seus reinos – os Elementos.

Os primeiros Atlantes foram a primeira progénie do homem semidivino, depois da sua separação dos sexos, pelo que foram os primogénitos e os mortais nascidos humanamente, que se tornaram os primeiros “sacrificadores” aos Deuses da Matéria. Eles permanecem num passado longínquo pouco claro, em épocas mais do que pré-históricas, tal como o protótipo em que o importante símbolo de Caim foi construído, como sendo o primeiro antropomorfista que adorou a Forma e a Matéria. Essa adoração degenerou em auto adoração e conduziu aos cultos fálicos que hoje imperam no simbolismo de todas as Religiões exotéricas, com rituais, dogmas e formas. Adão e Eva tornaram-se matéria, ou forneceram à terra Caim e Abel, sendo o último, o solo portador da vida e o primeiro, o “lavrador daquele terreno ou campo”.

Desde o momento, em que provaram o fruto da Árvore da Sabedoria, começou a luta entre as duas naturezas, Divina e Física. Então, iniciou-se uma luta pela vida entre o espiritual superior e o psiquismo inferior, assim como entre o psíquico e o físico sensorial. Os que conquistaram os “princípios” inferiores pela obtenção do domínio sobre o corpo, juntaram-se aos “Filhos da Luz”. E os que se sentiram vítimas das suas naturezas inferiores, tornaram-se os escravos da matéria. Dos “Filhos da Luz e da Sabedoria”, eles acabaram por se tornar nos “Filhos das Trevas”, e tombaram na batalha da vida mortal com a Vida Imortal, e aqueles que assim caíram tornaram-se as sementes das futuras gerações de Atlantes degradados. Esta Terceira Raça, da Lemúria, foi destruída pelo Fogo dos Vulcões e pelos terramotos.

Quarta Raça Raiz, do Continente da Atlântida
A Raça Atlante, que se desenvolveu no Continente da Atlântida, formou-se a partir dos sobreviventes mais evoluídos da sétima sub-raça da 3.ª Raça Raiz, quando a sua humanidade já se tinha tornado suficientemente desenvolvida fisiologicamente.