Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Tudo o que há para saber

de Miguel Ledro Henriques

em 26 Fev 2024

(...anterior) ”, e ter então a audácia e paciência de se restringir de responder, esperando antes indefinidamente pela resposta, sem qualquer pretensão de que venha uma, e seja qual for a forma em que vier; meditação é consciência sem escolha, que te leva na viagem de tornar-te consciente de todo e cada elemento do teu ser.

Sim, a satisfação, verdade e liberdade dão trabalho. Mas também o dão a insatisfação, ignorância e escravidão. Em qual preferes investir o teu precioso tempo nesta vida?

A princípio, a mente torna-se ruidosa como uma multidão enlouquecida, ou faz birras como uma criança cansada, pois abres a porta a todas as vozes e manias que tentaste esconder ao longo das eras – tem coragem e paciência, passará inevitavelmente (afinal, não fugirias de ou serias violenta/ o para com uma criança em sofrimento); a seguir, a confusão, o medo, frustração, ansiedade, raiva, progressiva mas claramente diminuem o volume; então, súbitos e espontâneos surtos de calma, alegria e amor começam a surgir por si mesmos, sem aparente razão; eventualmente, serás um puro fluxo de paz, radiância e conhecimento, e tudo o resto simplesmente flutuará através do espaço de luz que saberás que és. Com dedicação e tempo, todo e cada momento da Existência tocará o teu âmago e reverberará pelo infinito espaço do Ser, enquanto nada, nem o mais escuro e pesado fenómeno da vida, te poderá mover do estado de amor, alegria e invulnerabilidade que será a tua casa permanente.

Só então começará a Verdadeira Vida.

A palavra religião, hoje infelizmente associada ao conceito de instituição composta por grupos de pessoas associadas a determinados dogmas e rituais, na realidade e originalmente significa o mesmo que a palavra sânscrita yoga (§), isto é, união. Escrita com minúscula seria a palavra utilizada para denominar um conjunto de ensinamentos e métodos para se alcançar a Auto-consciência, a Auto-realização, a União com a Existência; e escrita com maiúscula seria utilizada para denominar este mesmo Estado Último.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8