Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Zelinda Mendonça

em 14 Jan 2011

(...anterior)

A linguagem faz desenvolver a ligação do homem com as coisas exteriores a ele e com os outros homens.
As palavras tinham uma energia idêntica à do próprio objecto.
As palavras tinham força de cura, provocavam o crescimento das plantas, aplacavam a raiva dos animais, etc.
A linguagem era uma coisa sagrada.

A sub-raça dos Tlavatli
Desenvolvem o orgulho – os que tinham melhor memória exigiam reconhecimento dos outros, até depois de morrerem.
Assim surge o culto dos antepassados.

A sub-raça dos Toltecas
Desenvolvem a forma comunitária de viver.
Instituíram aquilo que se pode chamar de governo.
O governo passava de pais para filhos.
As acções dos antepassados não deviam ser esquecidas.
Quando um grupo humano se desmembrava de outro, trazia a memória viva do que se passara no antigo palco da vida. Quando algo não os fazia sentir bem, então experimentavam coisas novas.
Aos poucos o homem, por meio da sua competência pessoal vai ficando apto para receber a iniciação.

Assim surgem os reis-iniciados e os guias dos povos atlantes.
A força da memória levou a grande poder.
Quanto mais poder mais queria pô-lo ao seu próprio serviço.
O orgulho transforma-se em puro egoísmo levando a abusos.
Os atlantes tinham poder sobre as forças vitais, e esse abuso teve consequências desastrosas.
Entregavam-se com selvajaria à satisfação dos seus instintos.
O imenso poder sobre a natureza colocou-se ao serviço do proveito pessoal.
Mais tarde tudo isto aconteceu em grandes proporções.

A acção destruidora só pôde ser contida quando o homem desenvolveu dentro de si uma força superior – a força mental.
A origem do pensamento lógico deve ser procurada na 5ª sub-raça – os proto-semitas.

A 5ª sub-raça os Proto-Semitas
O raciocínio desenvolve-se e os desejos e instintos são submetidos a leis.
Aprende-se a elaborar pensamentos.
São estes povos que ouvem “uma voz interior” que opõe um dique aos instintos.
O que se adquiriu em força mental, perdeu-se no domínio dos poderes naturais – o domínio sobre a força vital.

A sub-raça dos Acádios
Desenvolvem o pensamento.
O chefe é o mais inteligente.
São impostas leis gerais ao pensamento egoísta – origem do direito e das leis.

A sub-raça dos Mongóis
Desenvolvem a força mental.
Continuam fiéis ao sentido da memória.

A sabedoria dos guias e as forças que dominavam não eram conseguidas através da educação terrestre.
A sabedoria era incutida por entidades superiores que não pertenciam de modo directo à Terra.
Estes guias superiores transmitiam conhecimentos sobre: - ciência, artes, construção de instrumentos, a arte de governar.
Em sítios desconhecidos da multidão realizavam-se iniciações e o convívio com os deuses.
Estes lugares eram conhecidos como “templos de Mistérios” e deles partia a direcção do género humano.

No fim da época atlântica existiam três grupos de entidades da espécie humana.
1 – Os mensageiros dos deuses
2 – Um pequeno grupo que desenvolvia a energia mental.
3 – A grande massa do povo (que estava destinada a desaparecer aos poucos).

Do 2º grupo, o guia principal, denominado Manu, escolhia os mais capazes para fazer derivar deles uma nova humanidade.
O guia isolava-os numa região do interior da Ásia e libertava-os de qualquer influência dos indivíduos atrasados.
Agora os homens precisavam conhecer as forças divinas a que tinham obedecido inconscientemente.
No percurso dos astros e nas manifestações do tempo o homem devia ver as decisões divinas e a revelação da sabedoria divina. A astronomia e a meteorologia eram ensinadas nesse sentido.
Os iniciados humanos, os santos mestres, tornam-se guias da humanidade restante.
Os grandes reis-sacerdotes da Pré-História de que nos falam as lendas (não a História) pertencem ao mundo desses iniciados.

Segundo R. Steiner (§) após a catástrofe atlântica desenvolvem-se sete cicilizações sucessivas.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13  [Pág. Seguinte]