Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Para Além

de Maria Ferreira da Silva

em 27 Abr 2024

Meditar vai para além do benefício da vida presente, porque abrange certas camadas etéricas ou planos de consciência, e prepara para se usufruir da escala meritória em planos superiores espirituais, após o desencarnar. Dependendo do que se alcançar no esforço presente, consolidando um estatuto consciencial, obtém, por direito, planos espirituais que correspondem à sua evolução, onde pode então, penetrar nos planos elevados de Iniciação. Ou seja, iniciou um processo de valor espiritual, ou se já o tem, vai continuar “subindo” degraus até à última Iniciação.

O impulso vibratório será tão forte e a compreensão no princípio búdico será tão consciente, que nada o pode deter neste processo iniciático. Trata-se, não só de um avanço mental, mas também de subtil “actividade” no coração pelo acréscimo de brilho espiritual, que confere grande magnetismo iluminador, de um coração a irradiar. Esta irradiação, traduz-se no poder para influenciar beneficamente o ambiente ao seu redor, elevando, assim a energia da sociedade da qual faz parte, sem qualquer ambição de poder pessoal. Naturalmente, que esta senda iniciática é de grande responsabilidade, pois já se integra em planos cósmicos, onde participa com outros Seres, no serviço à humanidade.

Desta forma, quanto maior evolução espiritual, que um Ser possa ter, maior força magnética e, portanto, com efeito profundo e de grande alcance na influência no mundo, obtendo a unidade e a colaboração de outros, em todos os sectores da vida, quer religioso e cultural, quer económico, social e científico. A sua força búdica actuará como raios de energia, que afectará a consciência de milhares de seres humanos, marcando essencialmente os níveis da mente e de coração, ou de amor fraterno ou incondicional.

Alguns destes grandes Seres já passaram por nós, humanidade, trazendo estes valores superiores de consciência, que perduraram no tempo, deixando marcas até hoje, tal o exemplo de Cristo e Buddha. Porém, outros seres, têm influenciado a evolução espiritual em muitas áreas do Planeta, muitas vezes silenciosamente. Os santos do Cristianismo, os boddhisattvas ou iluminados da Índia, isto no que se refere à religiosidade, incluindo os sábios da Grécia, mas também na área da Ciência, seres excepcionais têm abrilhantado o progresso de civilizações, que trazem uma acção transformadora e de grande aspiração aos valores superiores, rechaçando os inferiores ou desejos primários.

Cada Ser, no seu nível terá a capacidade e autoridade de impulsionar a humanidade, e todos o podemos fazer. Para além disso, convém saber que nunca estamos sós, e haverá sempre “Alguém”, que vem lembrar que há um caminho espiritual a par da vida material, tirando da letargia os mais acomodados. Não chamo de “salvadores”, pois iria retirar, de certa forma, a responsabilidade individual do esforço próprio na via espiritual, mas antes apresento a simbologia de um Arcanjo, que traz a força guerreira, com a “espada” do dever. De facto, é preciso não “adormecer”, pois aqui na matéria, como nos planos etéricos ou invisíveis, temos responsabilidade no processo de evolução espiritual, tanto connosco, como com os outros.

A influência de um bom exemplo, ajuda em tempo útil, aquele que se deixou abater por qualquer razão menos positiva, para a necessidade de se alinhar com a sua própria vida espiritual (nunca é tarde), onde a prática da meditação, é sem dúvida, a melhor ferramenta para combater e superar os obstáculos que se vão encontrando pela vida. Na perenidade, sabemos do benefício do esforço na via espiritual, contudo, ele repercute-se nos planos do além da matéria, pois a vida prossegue também nas esferas espirituais, e sendo assim, a importância que tem, estar encarnado num corpo físico, de preferência, com plena consciência espiritual.