Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Perseverança

de Diogo Castelão Sousa

em 27 Set 2023

A perseveração constante contribui para o aclarar da mente, o desanuviar dos sentidos e a sentida força de caráter que prima pela responsabilidade e inteireza do ser, no que toca à união entre os planos mental, emocional e físico. Assim se processa a vitória da mente sobre o corpo, da disciplina sobre a preguiça e da vontade sobre a inércia. A perseverança é a construção de caráter, assumida pela união de um ideal à realidade de forma constante e renovada. Aqueles que a têm unem-se a certos preceitos ou fundamentos base, ao longo do seu caminho. Nas Religiões conhecemos os mandamentos ‘Não matarás’. ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. ‘Amarás o Senhor, teu Deus’. Nesta faixa de valores o ser posiciona os seus ideais de acordo com certas virtudes, fazendo o máximo para não se desvirtuar de quem ou o que ambiciona ser.

Claro que há aqueles que de alguma forma já nascem preparados, com essas realidades integradas em si, prontos para alcançar novos valores e dimensões, desconhecidas à maioria. Para esses, a obtenção de virtudes significa incorrer num processo totalmente diferente do processo da multidão, numa iniciação de ordem superlativa, dado que a sua busca não se foca em valores já adquiridos, mas planos ou propósitos que precisam de ser conscientemente trabalhados nessa vida. Na senda da autorrealização, os iluminados representam esta faixa de seres.

Assim a promessa de um ideal ou da construção de um futuro melhor está sempre de acordo com o que o ser já é. O sonho é tanto maior quanto ‘mais alto’ o ser estiver posicionado na sua vida interior ou consciência.

Quer isto dizer que a perseverança diz sempre respeito a um caminho individual, único, motivado apenas para esse indivíduo, dado que cada um se encontra em estágios diferentes de vida. Perseverar é um ato silencioso, sempre de acordo com aquilo que já somos e guiando-nos para o que desejamos alcançar. A perseverança é a luz do caminho que se deve trabalhar conscientemente.

Neste processo interior, descobrimos a realidade da fé. A fé é a confiança no desconhecido, representada por uma certeza interior que ocorre quando os nossos corpos vibram em sintonia com determinada via ou escolha. Ainda que, sem saber o que pode ou não acontecer, o ser sente dentro de si que o seu destino passa por ali. Um ato de fé é um salto para o desconhecido com a certeza de que o seu coração sorri perante o caminho escolhido, independentemente das exigências ou possibilidades que se apresentam ao ser.

Na verdade, uma tomada de atitude como esta é tanto maior quanto mais certa for a indicação interna de que esse é o caminho a seguir. Contudo, é difícil negar a intuição quando esta brilha intensamente dentro de si...

No estabelecimento de uma atitude imbuída de perseverança, existe sempre o Amor, pois ele representa a base de tudo. Mesmo que o caminho seja difícil, árduo e extenuante, o amor representa aquele baluarte interior, que nos faz prosseguir na nossa senda. É assim que, dentro deste trajeto, o ser compreende que há um antes e um depois, uma lei de causa e efeito, e um progresso. Para lá chegar, contudo, regra-se nos seus preceitos e na felicidade do caminho.

Consequentemente, após longa perseveração, dá-se algo de belo e extraordinário. É reconhecida uma evolução, um progresso e despertar interiores dentro do ser. Um reconhecimento de um novo estado, de novas possibilidades que se intensificam. Neste desenrolar de eventos, o ser abre-se cada vez mais ao momento presente, e a novas formas de encarar a vida, a modos de ver totalmente diferentes do passado. Neste processo de transformação descobre-se aquilo a que se chama integridade interior, que é a absoluta coincidência do que se faz com aquilo que se pensa, aliada ao bem.

Neste processo de conquista de si mesmo, a força de vontade do ser impõe-se à sua dispersão e inatenção. Nesse momento, uma força desconhecida brota de dentro de si, onde impera a retidão e, como tal, aprofunda a sensibilidade e a clareza do sentir que advêm desse amor que guia o nosso caminho. Assim, neste processo de perseverança, o ser começa a perceber o seu significado, que o amor é a luz que reside eternamente dentro de nós, qual chama invisível e imensa.